A Arábia Saudita atraiu 27 milhões de turistas estrangeiros em 2023 e mais do que duplicou a sua meta para o final da década. O anúncio vem menos de cinco anos depois da abertura total do país ao turismo.
“Superamos os 100 milhões de turistas no ano, 77 milhões de nacionais e 27 milhões de estrangeiros”, disse o ministro do Turismo, Ahmed al-Khateeb, descrevendo os números de 2023.
As autoridades sauditas planejam atingir 150 milhões de turistas até 2030, superando a meta anterior de 100 milhões, com 70 milhões sendo estrangeiros, mais que o dobro da meta anterior de 30 milhões.
Investimentos em novos resorts ao longo da costa do Mar Vermelho devem ser uma grande atração turística.
O turismo é um elemento importante da agenda de reformas Visão 2030, lançado pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, que visa ajudar o maior exportador de petróleo do mundo a abandonar os combustíveis fósseis e a preparar-se para o futuro pós-petróleo.
Lar das cidades mais sagrados do Islã, Meca e Medina, a Arábia Saudita há muito acolhe peregrinos, bem como viajantes de negócios, mas passou a emitir um visto geral de turismo apenas em 2019, poucos meses antes do começo da pandemia do coronavírus.
Nos últimos anos o país relaxou regras para fomentar atividades artísticas e esportivas.