Ao longo de toda a história do cinema, mulheres desempenham papéis fundamentais como roteiristas, diretoras e produtoras, à frente de produções de distintos gêneros e formatos, desde documentários até filmes de ficção, de curtas a longas-metragens. Elas não apenas introduzem novas formas e narrativas, mas também deixam uma marca
permanente com sua legitimidade artística e uma contribuição cinematográfica imensa.
Embora fundamentais, as mulheres frequentemente são negligenciadas nos registros históricos da sétima arte.
Buscando evidenciar o trabalho de grandes mulheres por trás das câmeras, o Instituto Francês, em parceria com o Cine Brasília, construiu uma programação com obras de diretoras que desempenharam papel fundamental na construção da linguagem audiovisual nas primeiras décadas do século passado.
Até 24 de janeiro, a Mostra Pioneiras do Cinema apresenta gratuitamente filmes produzidos entre as décadas de 1920 a 1960.
A seleção inclui Pour Don Carlos (1921), dirigido por Musidora e Jacques Lasseyne, uma adaptação do romance homônimo de Pierre Benoit; A Sorridente Madame Beudet (1923) de Germaine Dulac, amplamente considerado o primeiro filme verdadeiramente feminista, explorando temas de opressão e anseio por libertação; O Rei dos Elfos (1930) de Marie-Louise Iribe, inspirado no poema “Der Erlkönig” de Johann Wolfgang von Goethe; Paris 1900 (1946) de Nicole Vedrès, uma crônica da vida parisiense entre 1900 e 1914; e Cléo de 5 à 7 (1962), um marco emblemático da Nouvelle Vague, dirigido por Agnès Varda.
Todos os filmes da mostra possuem classificação indicativa livre e serão exibidos em francês com legendas em português (pt-BR).
Os ingressos para as sessões regulares no Cine Brasília custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), e podem ser adquiridos na bilheteria do cinema ou no SITE.
Mostra Pioneiras do Cinema
A Sorridente Madame Beudet (Comédia Dramática/França/1923/42min)
De Germaine Dulac
Elenco: Germaine Dermoz, Alexandre Arquillière
Sinopse: Madeleine Beudet é muito infeliz em seu casamento burguês com o Senhor Beudet. Ela foge da realidade tocando piano. Um dia, o Sr. Beudet recebe ingressos para ir ver Fausto, mas a Senhora Beudet se recusa a acompanhá-lo. Sozinha na casa familiar, com o piano trancado pelo marido, ela tenta escapar da realidade com a ajuda da imaginação, mas reminiscências do esposo a impedem e é então que seu desejo de fuga se torna um desejo de assassinato. Esse filme é muito apresentado como o primeiro verdadeiro filme feminista.
Classificação indicativa: Livre.
Trailer: A Sorridente Madame Beudet
Paris 1900 (Histórico/França/1946/82min)
De Nicole Vedrès
Sinopse: Crônica da vida em Paris entre 1900 e 1914, realizada com documentos da época e trechos de mais de setecentos filmes. Este filme é considerado um modelo de edição. Alain Resnais trabalhou nele como assistente.
Classificação indicativa: Livre.
Pour Don Carlos (Drama/Adaptação Literária/França/1921/70min)
De Musidora e Jacques Lasseyne
Elenco: Musidora, Stephen Weber, Abel Tarride
Sinopse: Basses-Pyrénées, 1875. Um jovem subprefeito, envolvido na rivalidade entre o poder no local e os partidários do pretendente ao trono da Espanha, cai em uma armadilha armada pela musa da insurreição carlista, antes de se unir à causa com ela.
Baseado no romance de Pierre Benoit.
Classificação indicativa: Livre.
Serviço
TERÇA-FEIRA, 23/01
13h50 — Mostra Pioneiras do Cinema – A sorridente Madame Beudet
14h50 — Monster
17h15 — O Tempo (14 min) + Mal Viver
20h00 — Lançamento do Acervo Animatógrafo + Sessão Especial – 91º Semestre
QUARTA-FEIRA, 24/01
14h00 — Mostra Pioneiras do Cinema – Paris 1900
16h00 — Mostra Pioneiras do Cinema – Pour Don Carlos
17h50 — Monster
20h15 — O Tempo (14 min) + Mal Viver