A embaixadora da União Europeia Brasil, Marian Schuegraf, esteve no Rio de Janeiro no final do ano passado. Ela visitou diferentes projetos que contam com o apoio da União Europeia.
Um dos principais é o “Praia Circular”. Lançado em março de 2023, o projeto foi desenvolvido pelo programa da União Europeia, Plásticos Circulares nas Américas (CPAP), em conjunto com a Riotur e a Orla Rio, com o objetivo principal de conscientizar as pessoas sobre o consumo e o descarte correto de plástico nas praias cariocas.
Durante a visita da embaixadora da União Europeia, a Orla Rio lançou o “Compromisso Circular”, um documento que traz recomendações e diretrizes para a substituição e a redução do uso de plástico nos quiosques administrados pela concessionária.
Reciclagem de plástico
Em 2023, a Orla Rio recolheu e destinou mais de 1.000 toneladas de materiais dos postos de reciclagem. Destes, 43 toneladas eram de plásticos.
O projeto treinou dezenas de colaboradores dos quiosques. Eles receberam orientações sobre sustentabilidade para a gestão e redução do uso dos plásticos.
Também foi realizado um mapeamento inédito do uso de itens plásticos nos serviços dos quiosques, que resultou em informações importantes para a construção do Compromisso Circular. Esse mapeamento incluiu a análise de padrão de compras de insumos, manejo de resíduos, engajamento das equipes, comunicação com os clientes e consumo de produtos e embalagens.
A metodologia foi inspirada na Iniciativa Global pela Circularidade do Plástico no Turismo, do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA), que visa o comprometimento de governos nacionais e regionais, empresas privadas e organizações de apoio do setor de turismo para reduzir a poluição plástica e migrar rumo à circularidade até 2025.
As informações são dO Globo e Orla Rio.