A embaixadora finlandesa, Johanna Karanko, recepcionou convidados na festa de celebração do Dia da Independência da Finlândia, na sua residência, nesta quarta-feira (29).
O evento foi prestigiado por membros do corpo diplomático acreditado em Brasília, autoridades e amigos da Finlândia.
Em seu discurso, a líder da missão diplomática finlandesa falou sobre os avanços do país e das boas relações diplomáticas com o Brasil.
O Dia da Independência da Finlândia
A Finlândia celebra sua Data Nacional em 6 de dezembro. Neste dia, em 1917, o país adotou a sua Declaração de Independência depois de oito séculos de tutelagem. Durante os séculos XII a XIX, o território finlandês fez parte do Reino da Suécia e, mais tarde, em 1809, tornou-se um Grão-Ducado autônomo do Império Russo.
Em julho de 1919, com a adoção da Nova Constituição, a Finlândia tornou-se uma República, apesar da sua independência só ter sido reconhecida pela Rússia, em 1920.
Durante a “Guerra de Inverno”, em 1939 e a “Guerra da Continuação”, também conhecida como a Segunda Guerra russo-finlandesa (1941-1944), a Rússia tentou a reconquista. Contudo, a Finlândia conseguiu preservar a sua independência apesar das grandes perdas territoriais, destacando-se o papel do General Carl Gustaf Emil Mannerheim, considerado um herói da Finlândia.