A embaixada de Barbados ofereceu uma recepção nesta terça-feira (28), em comemoração ao Dia Nacional do país caribenho. Estavam presentes diversos diplomatas e autoridades brasileiras.
O evento foi realizado no Centro Cultural de Negócios – SofTown, em Brasília. A cerimônia contou com uma mensagem em vídeo de Mia Mottley, primeira-Ministra de Barbados.
A embaixadora de Barbados, Tonika Sealy-Thompson, afirmou que, embora seu país seja “um pequeno estado insular em desenvolvimento pelas Nações Unidas, Barbados é um lugar que está longe de ser pequeno em espírito, longe de ser pequeno em história, e hoje, como acabamos de testemunhar, está longe de ser pequeno em liderança”.
Em seu discurso, afirmou que Barbados tem boas relações com o Brasil, e que busca o estreitamento da cooperação bilateral “em áreas-chave como a diplomacia climática e a justiça climática, e a segurança alimentar”.
A Secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty, embaixadora Gisela Maria Figueiredo Padovan, fez um breve discurso, onde reforçou que os laços entre Barbados e Brasil são históricos e bastante sólidos. Lembrou também que o presidente Lula esteve duas vezes com a primeira-Ministra Motley este ano e que, nessas ocasiões, os laços diplomáticos entre as duas nações foram reafirmados e enriquecidos.