O embaixador da Líbia no Brasil, Dr. Osama Ibrahim Ayad Sawan, escreveu um artigo, dirigido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto diz:
“A homenagem do Líder Comandante Lula da Silva ao Embaixador Ibrahim Alzeben, Embaixador da Palestina, concedendo a ele o mais alto grau da Ordem do Rio Branco, considerada a maior condecoração no Brasil é uma homenagem a todos os apoiadores da verdade e da liberdade no mundo. É uma homenagem aos valores da justiça e igualdade.
É uma honra para nós como Embaixadores Árabes e é uma posição não estranha a nobre nação brasileira, que sempre esteve ao lado dos valores da verdade e esteve ao lado das questões dos nossos países árabes, a primeira delas a questão da Palestina.
A homenagem é algo merecido pelo Embaixador Ibrahim, Decano do Conselho dos Embaixadores Árabes, pois ele é o embaixador mais antigo no Brasil e empregou todo seu esforço em prol das relações árabe-brasileiras e teve um papel proeminente na retirada dos brasileiros retidos na Palestina.
Saudações sinceras ao Líder, ao Governo e ao Povo Brasileiro por esta homenagem.
Dr. Osama Ibrahim Ayad Sawan – Embaixador do Estado da Líbia