O governo do Brasil doou ao governo de Cuba 100.020 comprimidos de tenofovir alafenamida 25mg, usados no tratamento de hepatites virais. A doação brasileira tem caráter humanitário e não afeta o abastecimento nacional.
A cerimônia simbólica de entrega da doação foi realizada em Havana, no dia 26 de outubro último e contou com a participação do Diretor Nacional de Epidemiologia do Ministério da Saúde Pública de Cuba, Francisco Durán García; e de representante da Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS), Gerardo de Cósio, além do encarregado de negócios da Embaixada do Brasil, Ministro José Luiz Vieira.
Durante o evento, Francisco Durán salientou que Cuba foi o primeiro país do mundo a eliminar a transmissão materno-infantil do HIV e da sífilis congênita, graças ao fortalecimento do Programa Nacional de Prevenção e Controle do HIV/AIDS.
De sua parte, o representante do governo brasileiro sublinhou o apoio oferecido pela OPAS e o trabalho realizado pela equipe cubana de saúde no combate às infecções sexualmente transmissíveis e às hepatites virais.
A operação de doação humanitária foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e contou com apoio do Ministério da Saúde, do Escritório de Representação do Itamaraty em São Paulo e da Embaixada do Brasil em Havana. A parte logística foi organizada pela OPAS/OMS.
As informações são da Agência Brasileira de Cooperação.