A embaixada da Alemanha e a Fundação Fernando Henrique Cardoso promoveram, nesta quarta (8), o debate “Transição verde e socialmente justa: novas oportunidades de política econômica para o Brasil e a Alemanha”.
Participaram do evento a embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach, Rafael Dubeux, assessor especial do ministro da Fazenda e responsável pela coordenação do Plano de Transição Ecológica, e Paulo Alvarenga, CEO da Thyssenkrupp na América do Sul e presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. A mediação foi de Sérgio Fausto, diretor-geral da Fundação FHC.
O debate buscou entender como a maior economia europeia vê essa agenda comum e qual a avaliação acerca do papel a ser desempenhado pelo Brasil – em um momento em que o país exerce a presidência do Mercosul, está prestes a assumir a do G20 e, em breve, sediará eventos globais importantes, como o Encontro dos BRICS e a COP30.
Conforma a organização do encontro, “o Brasil desponta como elemento essencial na articulação dos esforços globais para enfrentamento da crise climática e a União Europeia tem a questão ambiental no centro da sua agenda política e econômica, portanto uma grande oportunidade se apresenta para que ambos os lados impulsionem a transição para uma economia mais sustentável e justa, ao mesmo tempo que alavancam seu crescimento”.
Assista na íntegra:
.