A segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, participou na manhã de hoje, 6 de novembro, do lançamento oficial da unidade Polo do projeto Padaria Artesanal, que dará início aos seus trabalhos de qualificação profissional, com a formação de cerca de 100 agentes multiplicadores de conhecimentos de panificação no Distrito Federal e entorno.
A unidade Polo, estabelecida na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, teve o espaço reformado e equipado para permitir a realização das aulas teóricas e práticas do projeto, parceria entre a Arquidiocese de Brasília, SENAI, SENAC, SEBRAE e o empresariado da capital federal.
Idealizado para promover a inclusão produtiva e gerar oportunidades de trabalho e renda em regiões com população em situação de vulnerabilidade social, o projeto capacita os multiplicadores através de técnicas simples, sem a exigência de estrutura profissional, abordando também temas como higiene, empreendedorismo e formalização.
O lançamento do projeto Padaria Artesanal teve a participação e a benção de Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, e de Frei Rogério Soares, pároco que cedeu as instalações para a unidade piloto da iniciativa.
Falando à imprensa, Lu Alckmin explicou que visitou 30 entidades sociais e centros religiosos no Distrito Federal na busca de parcerias. Lembrou ainda que esse projeto começou quando assumiu o Fundo Social de São Paulo, em 2001, quando seu esposo, o vice-presidente Geraldo Alckmin, era governador do estado. Ela ficou à frente do projeto por 14 anos e ajudou a instalar 10 mil Padarias Artesanais, qualificando mais de 100 mil pessoas.