O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta terça-feira (24), que Brasil e países islâmicos podem ampliar ainda mais a já consolidada relação econômica. Essa ampliação, disse ele no encerramento do 2º Global Halal Brazil Business Forum (GHB), pode ocorrer tanto a partir do aumento da troca comercial como por meio de investimentos.
O GHB foi realizado nas últimas segunda-feira (23) e terça-feira (24) organizado em parceria entre a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a certificadora Fambras Halal. Fávaro participou do encerramento do evento ao lado dos presidentes da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, e da Fambras Halal, Mohamed Zoghbi (na imagem acima com Chohfi e Fávaro).
Fávaro destacou que o Brasil é o maior fornecedor mundial de proteína halal (que segue os preceitos e normas do Islã) e que as exportações de alimentos do Brasil a países islâmicos representa 17% das vendas externas do agronegócio brasileiro, tendo crescido nos últimos anos até chegar a US$ 28,3 bilhões em 2022. Disse, em seu discurso, que os dez principais importadores do agro representam mais de 70% por cento das remessas, mas quatro produtos respondem pela maior parte das vendas: açúcar, grãos, soja e carne de frango. É preciso, disse Fávaro, ampliar a pauta exportadora e a troca comercial, pois os fornecedores do mundo árabe têm produtos fundamentais para a lavoura brasileira.
“É importante a busca por ampliar o comércio bilateral, seja abrindo mercados ou via acordos. Afinal de contas uma boa relação comercial se faz em mão dupla, como diz Lula. Ele não cansa de dizer: ‘Sempre que oferecer produtos brasileiros, veja o que os países amigos também têm a oferecer’. Precisamos estar atentos à dimensão das oportunidades e ampliá-las junto aos países islâmicos”, disse o ministro, destacando que a parceria se dá não apenas por exportações e importações, mas também por meio de investimentos. “Mundo árabe conta com maiores investidores mundiais e alguns deles são grandes fornecedores de fertilizantes e queremos ampliar essa parceria para garantir o fornecimento desse insumo para nossa produção”, completou.
Encerramento
No discurso de encerramento do GHB, Chohfi relembrou alguns dos principais assuntos discutidos nos dois dias do evento: “Tivemos acesso a estudos e estratégias que comprovam a força do halal em mercados que ultrapassam as fronteiras do mundo árabe e do mundo islâmico”, disse.
Ele também falou sobre a importância da parceria do setor privado com os órgãos governamentais. “A habilitação da produção de alimentos halal surge como uma grande oportunidade para a maioria dos produtores brasileiros. Temos também potencial de crescimento em outras áreas além dos alimentos, como o turismo”, afirmou.
Zoghbi, por sua vez, parabenizou as empresas brasileiras pelo empenho. “Durante todo o tempo que tenho trabalhado, tenho observado o desenvolvimento desse setor e isso me deixa muito orgulhoso de ser brasileiro. As empresas brasileiras se dedicam cada vez mais para chegar na excelência de produtos saudáveis”, disse.
Por meio de um vídeo apresentado no evento, o ministro de Awqaf de Assuntos Islâmicos e Lugares Sagrados do Reino Hachemita da Jordânia, o mufti Mohammad Al Khalayleh, disse que o halal influencia a vida humana tanto nessa Terra, onde impacta a saúde, a consciência e a vida do ser humano, quanto em outra vida, aquela que vivemos ao lado de Deus”. Já o presidente do Conselho de Estudos Religiosos da República do Tartaristão, mufti Kamil Samigullin, lembrou que em 2018 o governo do Tartaristão criou um plano para o desenvolvimento do modo de vida halal, com financiamento dos setores turístico, de saúde, mídia e agrícola.
O GHB foi realizado com apoio da International Halal Academy, Câmara Islâmica de Comércio, Indústria e Agricultura, União das Câmaras Árabes e Liga Árabe, e parceria do Governo Federal, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Ministério das Relações Exteriores e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Os patrocinadores são BRF, Marfrig, Minerva Foods, Laila Travel, Turkish Airlines, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Travel Plus, H2R Insights & Trends, World Logistic Passport (WLP), Banco ABC Brasil, Seara, Pão & Arte, Cristal Plus e Pamunã Alimentos.
As informações são da Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA)