A exposição de fotografias Água é Vida, promovida pela Embaixada do Reino dos Países Baixos, em parceria com o Metrô-DF, por meio da Gerência de Projetos Especiais, e apoio da Secretaria de Relações Internacionais do Governo do Distrito Federal (GDF), ficará exposta até dia 26 de outubro, na Estação Galeria.
Ao todo, são 19 fotografia, selecionadas por concurso, realizado pelo Reino dos Países Baixos. Além do Brasil, participam da exposição fotógrafos de Bangladesh, Benim, Egito, Eslovênia, Filipinas, Índia, Líbia, Macedônia do Norte, Mali, Malta, Marrocos, México, Moçambique, Nigéria, Paquistão, Peru, Quênia e Tanzânia.
O Embaixador do Reino dos Países Baixos, André Driessen (foto acima), afirmou que a exposição tem como objetivo chamar a atenção para a importância da água, um recurso em escassez em todo o mundo. “A história dos Países Baixos está intimamente ligada à água, uma vez que 30% de suas terras se encontram abaixo do nível do mar e o esforço de todos deve ser adotar soluções sustentáveis e incentivar as pessoas a cuidar deste recurso que é escasso no mundo”, afirmou.
As fotos registram cenas de desrespeito ao meio ambiente, como a poluição dos oceanos e rios, toneladas de plástico e lixo jogados em seus leitos; falta de alimentação para gado e ovelhas, que deixam os pastores sem trabalho e alimento, a escassez de peixes, água imprópria sendo consumida pela população e a total falta de água para consumo.
O secretário de Relações Internacionais do GDF, Paco Britto, também parabenizou a Embaixada pela iniciativa e reforçou que os espaços do Metrô-DF e do GDF estão abertos para os eventos da comunidade de embaixadas. “É uma forma de trazer educação e cultura para a população que passa pelas estações e muitas vezes não tem acesso a esse tipo de conteúdo”, afirmou.
As informações e imagens são do Metrô DF.