A embaixada da Noruega celebrou uma “noite do bacalhau” nesta terça-feira (10), para marcar o encerramento da visita da ministra dos Negócios Estrangeiros da Noruega, Anniken Huitfeldt.
O embaixador norueguês Odd Magne Rudd recepcionou autoridades, membros do corpo diplomático acreditado em Brasília e convidados.
A diplomata cumpriu diferentes agendas em Brasília esta semana, após sua estada de dois dias no Rio de Janeiro. Huitfeldt encontrou-se ontem com a ministra, substituta, das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha. Trataram de temas da agenda comum, como comércio, saúde, ciência, tecnologia e inovação e educação.
Trata-se de um momento importante nas relações bilaterais., pois desde 2014 o Brasil não recebia a visita de um chanceler da Noruega.
Consumo do Bacalhau
A celebração na embaixada mostrou a versatilidade da gastronomia norueguesa, pois todos os pratos servidos foram preparados com bacalhau.
A Noruega é o maior produtor do mundo desse pescado muito apreciado pelos brasileiros.
Somos o segundo maior importador mundial de bacalhau da Noruega, atrás apenas de Portugal. São cerca de 15 mil toneladas ao ano vindas para a mesa dos brasileiros.