Em caráter de cooperação humanitária e sem comprometer o abastecimento nacional, o Brasil doou ao Paraguai vacinas contra a febre amarela, vacinas antirrábicas e medicamentos antirretrovirais.
A cerimônia simbólica de entrega da doação humanitária brasileira ocorreu no Ministério da Saúde e Bem-Estar Social do Paraguai. Contou com a presença da Ministra Teresa Barán e do Embaixador do Brasil no Paraguai, José Antônio Marcondes de Carvalho, entre outras autoridades.
A Ministra Barán agradeceu a cooperação humanitária em matéria de saúde e afirmou que o gesto brasileiro demonstra claramente a sólida amizade entre os países, em favor do bem-estar e do progresso mútuos.
O Embaixador do Brasil, por sua vez, disse que a saúde pública é algo que “devemos ao nosso povo e é muito importante manter o diálogo sobre políticas públicas.”
Os insumos serão destinados ao fortalecimento das políticas públicas em saúde do governo paraguaio, por meio do Programa Ampliado de Imunização (PAI), que recebeu 5 mil frascos de vacina contra febre amarela; 3 mil frascos de vacina antirrábica; e 25 frascos de imunoglobulina anti-hepatite B, bem como do Programa Nacional de Controle de AIDS/IST (PRONASIDA), que recebeu 300 frascos de lamivudina; 90 frascos de lopinavir e 18 mil comprimidos de abacavir (medicamentos antirretrovirais).
Coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e realizada em parceria com o Ministério da Saúde (MS), a doação contou com o apoio da Embaixada do Brasil em Assunção, do Consulado-Geral do Brasil em Ciudad del Este e da Receita Federal.
As informações são da Agência Brasileira de Cooperação.