Conhecido pelos santuários centenários e prédios tecnológicos, o distante arquipélago japonês abriga uma infinidade de espaços que surpreendem o olhar estrangeiro. Este mosaico que combina a tradição e o moderno a paisagens naturais exuberantes é examinado na exposição Ambientes construídos: um guia alternativo do Japão, em cartaz pela Caixa Cultural, no Edifício Sede da Caixa, entre 9 de outubro e 12 de novembro.
A mostra itinerante oferecida pela Fundação Japão estreou na Ásia em 2021, antes de passar pela Europa e chegar ao Brasil, onde foi exibida em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e agora Brasília, onde conta com a organização da Embaixada do Japão. A curadoria é do pesquisador Kenjirō Hosaka, do Museu Nacional de Arte Moderna de Tóquio; Satoshi Hachima, professor do Instituto de Tecnologia de Chiba; e Shunsuke Kurakata, professor associado da Universidade de Osaka.
A mostra Ambientes construídos é uma oportunidade de conhecer o Japão através dos aspectos que costumam ficar fora dos guias turísticos e cartões-postais tradicionais. A coleção reúne fotografias, textos e vídeos que formam recortes diversos da arquitetura, obras de construção civil e paisagens do Japão.
A extensão geográfica do arquipélago japonês, combinada com a cultura e a história únicas desse território marcado pelas mudanças de estação e por desastres naturais, resultam em um conjunto único de cenários que, explorados sob o conceito de “ambiente construído”, permitem ao observador avaliar os cenários do Japão como produtos de um diálogo entre a conjuntura histórica e o contexto espacial.
A exposição segue uma linha do tempo que avança a partir do período da modernização do país na segunda metade do século XIX até os dias de hoje, representando cada uma das 47 províncias do país. As imagens convidam o público a não apenas admirar as paisagens, mas também se transportar para a época de sua construção e imaginar como a intervenção humana mudou o ambiente e continua a interferir na imagem do cotidiano das cidades.
Serviço
Ambientes construídos: um guia alternativo do Japão
Onde: Edifício Matriz da Caixa Econômica Federal – Átrio dos Vitrais – SBS Quadra 4 Bloco A
Quando: 9 de outubro a 12 de novembro de 2023.
Visitação: de segunda-feira a domingo, de 8h às 18h.
Classificação indicativa livre. Entrada franca.