O ex-premiê britânico Tony Blair está no Brasil, onde cumpre agendas e reúne-se com autoridades. Hoje, ele vai se reunir com o presidente Lula. O teor da conversa não foi divulgado.
Blair foi primeiro-ministro do Reino Unido entre 1997 e 2007. Após sair da política em seu país natal, fundou, em 2017, o Instituto Tony Blair para Mudança Global. Sua organização sem fins lucrativos promove a paz mundial, uso da tecnologia para melhora da vida e o combate às mudanças climáticas. Na conversa com Lula, o tema deve a conservação da Amazônia e o papel do Brasil no cenário geopolítico.
Nesta segunda-feira (25), o britânico falou na Conferência Hemisférica de Seguros FIDES, o maior evento do mercado segurador para as Américas e Península Ibérica. Ele mostrou que acompanha de perto o que acontece no Brasil.
Durante o evento disse que “O sucesso de um país dá peso a ele nas discussões geopolíticas. Se a economia é forte e o governo está indo bem, os demais países ouvirão. As reformas que estão sendo feitas pelo ministro da Economia e a forma como o Brasil se adapta e se reforma terão um papel significativo para o país atingir uma liderança global”. Também defendeu que o Brasil deve ser um líder no bloco de países do Sul Global.
A ligação com o país não para por aí. Tony Blair recentemente foi um dos palestrantes da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, realizada em Belém, Pará, pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração). Belém sediará a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em novembro de 2025.