O ministro dinamarquês de Cooperação para o Desenvolvimento e Política Climática Global, Dan Jørgensen, chega a Belém nesta segunda-feira (28) para uma viagem de três dias no Brasil.
A visita faz parte dos esforços da Dinamarca para fortalecer os laços com o Brasil, um ator-chave na política global e um parceiro relevante no combate às mudanças climáticas. “Como quarta maior democracia do mundo, novo presidente do G20 e anfitrião da COP30, o Brasil é um ator fundamental na nossa luta contra as mudanças climáticas. Acredito firmemente que os nossos dois países podem colaborar ainda mais para construir um futuro mais verde”, afirma Jørgensen.
Em Belém, o ministro se reunirá com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará, Mauro de Almeida. Jørgensen participará de passeio de barco com a Polícia Federal brasileira em rio que faz parte do sistema fluvial do Amazonas, além de visitar o Porto de Belém – o maior do Norte do Brasil. A agenda oficial terá continuidade em Brasília, onde o ministro se reunirá com representantes brasileiros dos ministérios de Minas e Energia, do Meio Ambiente e das Relações Exteriores.
A Dinamarca e o Brasil têm projeto de cooperação na área de energias renováveis desde 2021, e durante a visita será anunciada uma nova e ampliada parceria bilateral. A nova parceria prevê cooperação mais estreita tanto no
planeamento energético a longo prazo como na regulamentação das energias renováveis. “Os países da América
Latina sentem cada vez mais as consequências das mudanças climáticas. É uma prioridade fundamental para a
Dinamarca ser um parceiro na transição verde e apoiar a adaptação às alterações climáticas nos países mais
atingidos”, afirma o ministro dinamarquês da Cooperação para o Desenvolvimento e da Política Climática Global.
E vale destacar que os dois países procuram continuamente formas de fortalecer ainda mais os projetos em comum.
“A Dinamarca tem provavelmente a lei climática mais ambiciosa do mundo. Queremos reduzir as nossas emissões em 70% em 2030, ao mesmo tempo que continuamos a fazer crescer a nossa economia. Até 2050, o nosso objetivo é reduzir as emissões de carbono em 110% líquidas. Estamos entusiasmados em receber nosso ministro da Cooperação para o Desenvolvimento e da Política Climática Global no Brasil. Esta visita tem como objetivo fomentar a colaboração entre os legisladores dinamarqueses e brasileiros, compartilhando exemplos concretos para acelerar nossos esforços conjuntos em uma transição verde”, afirma a embaixadora dinamarquesa no Brasil, Eva Pedersen.
Depois de visitar o Brasil, o ministro viajará para a Colômbia na quinta-feira (31). A agenda no país também inclui
reuniões com representantes do governo colombiano, parlamentares e outras partes interessadas.