Ligada à Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã (1824-2024), instituída pelo Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a Subcomissão História da Imigração Alemã se reuniu terça-feira (22) com a renomada historiadora austríaca Gloria Kaiser.
O contato com a historiadora foi viabilizado pelo Embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz, que visitou recentemente o Estado do Rio Grande de Sul e disponibilizou ao Secretário Mateus Wesp (SJCDH) e ao Presidente da Comissão Oficial, Rafael Gessinger, o nome de Gloria Kaiser como interlocutora para o tema.
Kaiser tem obras traduzidas para o português e é conhecedora profunda da história do Brasil e das relações entre Áustria e Brasil.
Uma fala de boas-vindas salientando vários aspectos históricos foi feita por Martin Dreher, que é um dos maiores especialistas no assunto da imigração germânica para o Brasil. Gloria Kaiser apresentou, então, uma visão abrangente sobre o cenário que ensejou o início do processo de imigração, destacando o papel da Imperatriz Leopoldina e de atores políticos da época, tanto austríacos como brasileiros.
A reunião contou, ainda, com a participação dos pesquisadores René Gertz, Hilda Hübner Flores, Rosane Neumann, Hedy Hofmann, Ricardo Braescher, Felipe Soriano e da estagiária da SJCDH, Ana Maschietto. A Secretaria da Cultura foi representada pela arquiteta Cláudia Ledur. A reunião foi mediada por Rafael Gessinger.
As informações são do Governo do Rio Grande do Sul.