O presidente Luis Inácio Lula da Silva está em viagem oficial ao continente africano esta semana. Além de participar da 15ª Cúpula dos Chefes de Estado do BRICS, na África do Sul, o mandatário estará em Angola nos dias 24 e 25 de agosto.
Em seu discurso na Cúpula, Lula disse que entre as diretrizes da política externa brasileira estabelecidas por ele, está uma “volta à África, continente de que nunca deveria ter se afastado”.
Disse ainda que “em meus dois primeiros mandatos, o continente africano foi uma prioridade. Fiz doze viagens à África e estive em 21 países… A África reúne vastas oportunidades e um enorme potencial de crescimento”.
Para realizar os preparativos, diplomatas da República de Angola em Brasília, deslocaram-se até Luanda, a capital angolana. O embaixador de Angola no Brasil, Manuel Eduardo dos Santos da Silva Bravo, esteve com Lula em Brasília no dia 17, onde entregou suas credenciais.
Na ocasião, Lula disse: “Vamos retomar a parceria, intercâmbio e cooperação entre o Brasil e os países africanos”.
Roteiro em Angola
A agenda de Lula em Angola inclui encontros com o presidente João Lourenço, com quem terá uma reunião privada e outra ampliada no primeiro dia da visita. A cooperação bilateral e o reforço das ligações históricas serão os principais temas da visita de Lula a Angola.
Lula também irá se dirigir à Assembleia Nacional de Angola e participar de um seminário, onde irá falar sobre projeto no vale do Cunene, e de um evento empresarial que deverá ter a presença de cerca de 60 empresários brasileiros. Além disso, estão previstas as assinaturas de atos e memorandos nas áreas de agricultura, processamento de dados, saúde e educação.
No domingo (27), o presidente Lula irá a São Tomé, capital de São Tomé e Príncipe, para participar da 14ª Conferência de Chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), entidade que tem como membros Angola e Brasil.