A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atuará no exterior comprometida com as pautas governamentais no esforço de ampliar a demanda por produtos e serviços brasileiros no mercado internacional. O trabalho de promoção dos produtos nacionais e de captação de investimentos passa a levar em conta as políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança.
O anúncio foi realizado durante o Seminário ESG (Environmental, Social and Governance), encontro voltado para o público interno, que reuniu o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, além de outras autoridades.
“São três temas importantíssimos. Somos o quinto maior país do mundo, temos muito potencial e, por isso, um grande desafio e a responsabilidade de nos desenvolvermos seguindo os pilares dessa agenda tão fundamental”, disse Alckmin, que também é ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Ele destacou ainda a importância de uma boa governança para um desenvolvimento sustentável e o momento oportuno para o Brasil na questão da sustentabilidade.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, disse que a prioridade do novo governo com os critérios ESG será uma tônica estratégica para toda a agência em sua missão no exterior. “O objetivo desse encontro é envolver todos os colaboradores com o propósito de incorporar, definitivamente, em nosso trabalho de promover o Brasil mundo afora, a preocupação ambiental, o compromisso social e uma governança que dê conta desse desafio mundial”, explicou. Segundo Viana, o Brasil é uma potência verde e de diversidade e cultura, e tem muito potencial para se desenvolver e expandir com responsabilidade e sustentabilidade.
Uma linguagem em construção
Cunhado em 2004 pelo Pacto Mundial, o termo ESG ganhou força em 2015 com a criação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU e outras entidades internacionais.
Para garantir a implementação dos critérios nas suas práticas internas e de atendimento direto, bem como nos convênios, a ApexBrasil criou e apresentou durante o seminário o Comitê ESG, que irá estudar e acompanhar as tendências mundiais, além de avaliar e sugerir pautas e ações para a construção de uma agenda ESG da agência.
A agenda norteará o planejamento estratégico 2024-2027, que está em construção e já tem, entre os principais temas a serem explorados, foco no desenvolvimento regional do Norte e do Nordeste; alinhamento com países da América do Sul, Caribe e África; sustentabilidade ambiental; sustentabilidade econômica; nova industrialização; equidade de gênero; banimento do trabalho escravo, entre outros.
Ao final do encontro, o diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Floriano Pesaro, citou o Plano de Ação Institucional para Equidade de Gênero e o Programa Mulheres e Negócios Internacionais, uma iniciativa da ApexBrasil que busca ampliar a presença de mulheres nos negócios internacionais.
As informações são da APEXBrasil.