O Dia da Europa é comemorado 9 de Maio de cada ano, e marca a apresentação da Declaração de Schuman, em 1950, que propunha a criação de uma Comunidade do Carvão e do Aço Europeia, precursora da atual União Europeia. Em Brasília a delegação da União europeia comemorou a data em um evento para convidados no Porto vitória. O evento contou com a presença de vários embaixadores e representantes dos países que integram a União Européia em Brasília, autoridades, jornalistas e convidados da sociedade civil e militar .
Declaração Schuman
O que significa a comunidade de acordo com a história:
A ideia da comunidade era que os membros fundadores – França, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo – unissem esforços e recursos inerentes ao comércio do carvão e do aço para criar um mercado comum ao serviço do seus interesses, ganhando assim direitos de importação e de exportação.
O objetivo, em grande parte puramente econômico, foi traçado e defendido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman, de origem luxemburguesa, cinco anos após o fim da Segunda Guerra Mundial.Mas o projeto também tinha interesses políticoss. A ideia era reunir os diferentes agentes econômicos da França e da Alemanha para reduzir o risco de conflitos no futuro.
Na declaração lê-se: “A solidariedade de produção assim alcançada deixa claro que qualquer guerra entre a França e a Alemanha se torna não só impensável como também materialmente impossível.”
Os Interesses:
O tratado que rege a comunidade foi assinado em Paris em 1951 e entrou em vigor no ano seguinte.O projeto inicial permitiu aprofundar a integração desses países e criar depois a Comunidade Econômica Europeia, com a assinatura do Tratado de Roma em 1958.
Características e objetivos da União Europeia que é composta por 28 países:
Entre algumas das principais características da UE estão:
- livre circulação das pessoas pelos Estados-membros (pertencentes ao “Espaço Schengen”),
- livre circulação de mercadorias entre os Estados-membros,
- integração política,
- adoção de uma moeda única, o Euro.
No entanto, vale ressaltar que não são todos os países que integram a União Europeia que adotaram o Euro como moeda oficial.
Os países que adotaram o euro formam a chamada zona euro ou eurozona. Os países que usam a moeda são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Espanha, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta e Portugal.
Os principais objetivos da UE são:
- ajudar os países-membros no seu desenvolvimento econômico,
- dar mais igualdade política e econômica à Europa,
- melhorar as condições econômicas e de trabalho dos cidadãos europeus,
- reduzir as desigualdades econômicas e sociais entre todas as regiões que compõem o bloco,
- garantir a permanência de um ambiente pacífico e harmonioso em toda a Europa.
Relatos fotográficos do evento em Brasília:
Fotos: Valério Fernandes