Montevidéu, O Sonho da Copa
Filme inédito no Brasil trouxe à luz curiosos fatos envolvendo a primeira participação da ex-Iugoslávia, composta por jogadores sérvios, num campeonato mundial de futebol.
Uma sessão especial e interessante aconteceu quarta-feira, dia 20, às 20h30, no Cine Brasília. O filme Montevidéu, O Sonho da Copa é uma deliciosa comédia sobre a participação da seleção da ex-Iugoslávia na Copa do Mundo de 1930, ocorrida no nosso país vizinho, o Uruguai.
Esta projeção aconteceu em função da Copa do Mundo de Futebol deste ano de 2018, especialmente do jogo Brasil X Sérvia que acontecerá alguns dias depois da exibição do filme, no dia 27. A exibição celebra os 80 anos de relação diplomática entre os dois países e é uma realização conjunta entre a Embaixada da Sérvia, a Secretaria de Cultura e o Cine Brasília. O filme é uma mescla de fatos históricos com fantasias , fundamentados em fatos ocorridos, como, por exemplo, a descarada parcialidade dos juízes na disputa do terceiro lugar na competição entre o Uruguai e a Iugoslávia.
Os uruguaios venceram por 6X1 de forma polêmica, incluindo o folclórico episódio de com um Gol ilegal, quando um guardinha que estava à margem do gramado impediu que a bola saísse de campo, dando origem a uma das jogadas que selaram a sorte da partida! Outra ponto importante para os convidados que assistiram a sessão foi presenciar o respeito que o time de futebol do Brasil tem sob a visão dos estrangeiros desde o primeiro campeonato mundial(1930) . Mostrou também um pouco da humildade e estilo de vida do país, agregando ainda mais cultura aos brasilienses e estrangeiros que frequentam o Cine Brasília.
Vários membros de missões diplomáticas em Brasília marcaram presença e o corpo diplomático da embaixada da Servia incluindo o embaixador Veljko Lazic e a embaixatriz, Olga Lazic , foram os anfitriões do evento que começou uma hora antes do filme com um coquetel para convidados que incluiu também muitos brasileiros.