A Embaixada do Brasil em Beirute inaugurou na última sexta-feira (14) o Espaço das Mulheres Brasileiras (EMuB) no Líbano. O EMuB é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores (MRE) para servir de canal de apoio a mulheres brasileiras no exterior. Com o lançamento no país árabe, o primeiro no Oriente Médio, já são dez os EMuBs. Os outros nove ficam na América Latina, Europa e Estados Unidos. No total, 22 mil brasileiros vivem no Líbano, a maioria mulheres e pessoas com dupla nacionalidade.
A embaixada informou que a criação do espaço reflete o compromisso do MRE em auxiliar mulheres brasileiras no exterior por meio da sua rede diplomática e consular, em coordenação com as autoridades locais. “A iniciativa ganha particular relevância no Líbano, visto que a proteção dos direitos das mulheres ocupa um lugar de destaque entre os valores compartilhados pelos atuais governos brasileiro e libanês”, disse a Embaixada do Brasil em Beirute em material divulgado à imprensa.
De acordo com as informações da embaixada, o espaço atuará na promoção dos direitos das mulheres nas áreas de autonomia econômica e capacitação, desenvolvimento educacional e profissional, e combate à discriminação e à violência doméstica. Segundo a embaixada, as atividades terão como foco o fornecimento de informações, orientações, conscientização e assistência às mulheres brasileiras no Líbano, com atenção especial àquelas em situação de maior vulnerabilidade.
Na cerimônia de inauguração, que ocorreu no Instituto Guimarães Rosa – Centro Cultural Brasileiro, participaram várias autoridades e personalidades libanesas, como a primeira-dama do Líbano e presidente da Comissão Nacional para as Mulheres Libanesas, Neemat Aoun; a ministra do Turismo; Laura Lahoud; a representante da ONU Mulheres no Líbano, Gielan Elmessiri; entre outras.
Falaram aos presentes o embaixador do Brasil no Líbano, Tarcísio Costa; a presidente da Associação Brasil-Líbano, Regina Fenianos; o presidente do Comitê Interpaíses do Rotary Líbano-Brasil, Latife Nakadi; a presidente do Grupo ELAS, Karla Rizk Jaalouk; a presidente do Grupo de Amizade Brasil-Líbano (GAB), Lívia Tawil; e a líder do capítulo libanês do Grupo Mulheres do Brasil, Amanda Kadeshi.
Fonte: Anba
anba.com.br/embaixada-cria-espaco-das-mulheres-no-libano/ fbclid=IwdGRzaAOIZbtjbGNrA4hltmV4dG4DYWVtAjExAHNydGMGYXBwX2lkDDM1MDY4NTUzMTcyOAhjYWxsc2l0ZQIyNQABHkWUE3TBBf-rpfAqghmQKrBLnpWw7Wmpgu4KlbBPU34G7z9AXyB9EV3TLBjV_aem_1vUP1z8llEMsDIhB4cRfxQ&sfnsn=wiwspwa






































































