O egípcio Khaled El Enany foi indicado nesta segunda-feira (6) pelo Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para ser diretor-geral do organismo. De acordo com informações divulgadas pela Unesco, a indicação será submetida à votação dos estados membros em 6 de novembro na conferência geral da organização no Uzbequistão. Passado esse processo, El Enany deve suceder a francesa Audrey Azoulay em meados de novembro.
De acordo com informações da Unesco, Khaled El-Enany foi ministro de Antiguidades e depois ministro do Turismo e Antiguidades do Egito. Ele faz parte de várias sociedades científicas internacionais e no final do ano passado foi nomeado Embaixador Especial para o Turismo Cultural pela Organização Mundial do Turismo. Mais recentemente, virou patrono do Fundo Africano do Patrimônio Mundial.
O futuro diretor-geral é doutor em Egiptologia pela Universidade Paul-Valéry Montpellier 3, da França, e tem larga trajetória na área acadêmica, tendo sido professor visitante em diversas ocasiões na instituição em que fez o doutorado e atualmente dando aulas na Universidade de Helwan. Ele chegou a dirigir o Museu Nacional da Civilização Egípcia e o Museu Egípcio do Cairo. A Unesco é o braço da ONU que encabeça a cooperação multilateral em educação, ciência, cultura, comunicação e informação.
Fonte: Anba
anba.com.br/egipcio-e-nomeado-para-ser-diretor-geral-da-unesco/






































































