O Embaixador do Peru no Brasil, Romulo Acurio, quer intensificar diálogo com o Brasil para que o processo de integração regional seja fortalecido. Em reunião nesta terça-feira, 26, com o presidente da CREDN, Deputado Filipe Barros (PL/PR), ele afirmou que a liderança regional do Brasil é necessária.
No encontro, eles conversaram sobre o estado das relações bilaterais e como ambos os países estão reagindo às tarifas adicionais aplicadas pelos EUA. Acurio destacou que o Peru, na contramão da maioria dos países, tem aumentado as suas exportações e que o início das operações do Porto de Chancay também representa uma excelente oportunidade para os exportadores brasileiros dos estados do Norte.
Segundo o embaixador, produtores de carne congelada de Rondônia e Acre já exportam para a Ásia através de Chancay. “O Peru está conectado com a Ásia e isso pode representar uma grande oportunidade para o Brasil e os demais países da região”, destacou.
Na avaliação de Filipe Barros, “há necessidade de uma maior interlocução do Brasil com os seus vizinhos, não apenas em relação às tarifas dos EUA, mas no sentido de se coordenar ações diplomáticas e nos campos econômico e comercial”, explicou. Ele lembrou que as relações do Brasil com Argentina e Paraguai estão complicadas e que o MERCOSUL está enfraquecido. “O Brasil, neste momento geopolítico que estamos atravessando, poderia liderar a região”, afirmou.
Fonte: Camara