Goiás está perto de iniciar a exportação de feijão-caupi biofortificado para a Índia. O primeiro passo para o acordo foi dado pelo governador Ronaldo Caiado, nesta quinta-feira (13/02), durante o The Pulses Conclave 2025. Trata-se de um evento internacional sobre leguminosas onde o chefe do Executivo goiano apresentou o grão produzido em território goiano pela Embrapa Cerrados.
O produto se diferencia dos demais feijões por ser altamente nutritivo.
“Não é apenas encher a barriga da pessoa. É uma condição para garantir qualidade de vida”, explicou Caiado sobre a tecnologia aplicada à produção do grão.
“Isso está sendo desenvolvido por nós. Esse feijão tem maior concentração de ferro, zinco e proteína. É uma leguminosa muito usada pelo brasileiro e também está na cultura do povo indiano”, explica.
Atualmente, a Índia executa um programa de segurança alimentar com o objetivo de combater a fome e o déficit nutricional de toda a população.
Diante desse cenário, o ministro de Assuntos do Consumidor, Alimentos e Distribuição Pública da Índia, Pralhad Joshi, confirmou a necessidade de importar grãos. Durante o evento, o representante do governo indiano indicou interesse no feijão-caupi biofortificado.
Por sua característica peculiar, o grão possui valor agregado maior. Isso desperta o interesse dos produtores goianos, já que o feijão comum nem sempre apresenta preços atrativos para a exportação. O produto completo para o país asiático também é interessante para Goiás, pois os indianos possuem uma boa política de incentivo fiscal para importação de alimentos.
Ao apresentar os potenciais goianos no setor das leguminosas, Caiado também falou do compromisso do Brasil em trabalhar pela segurança alimentar global.
“Cerca de 850 milhões de pessoas no mundo passam fome. Mais de três bilhões possuem déficit alimentar. Sabemos do desafio que é suprir essa demanda. Não voltamos os olhos apenas para o atendimento da população nacional. Voltamos os olhos e estendemos as mãos para uma ação solidária mundial”, disse o governador de Goiás.
“Este é um passo muito importante para Goiás e para o Brasil no cenário internacional. Em Goiás, a inovação e a tecnologia agrícola têm transformado vidas, promovendo segurança alimentar e dignidade”, avalia o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Pedro Leonardo Rezende.
“A oportunidade de abrir mercado para a Índia deste produto de alto valor agregado fortalece a posição de Goiás no mercado global de leguminosas, ao mesmo tempo em que colaboramos com o combate à fome e à desnutrição em uma nação tão importante”, acrescenta o secretário.
Organizado pela Associação de Grãos e Leguminosas da Índia, o The Pulses Conclave é um evento bianual e ocorre no Centro de Convenções Bharat Mandapam, em Nova Déli. Nesta edição, o evento reuniu produtores, pesquisadores, comerciantes, especialistas e representantes governamentais de várias nações.
Já a comitiva goiana, que está em meio à Missão Índia, levou secretários de Estado, representantes do setor produtivo e empresários.
Fonte: Agência Cora de Noticias