Embaixador Bui Van Nghi celebra a independência e a amizade com o Brasil
O Embaixador do Vietnã no Brasil, Bui Van Nghi, festejou a 79º Dia Nacional do Vietnã, no dia 29, no Clube Naval, em Brasília. Em seu discurso na recepção, o diplomata falou sobre o processo de independência, integração internacional, conquistas e sobre as relações diplomáticas de seu país com o Brasil. A data, segundo ele, que carrega um significado bastante profundo para os vietnamitas
O Presidente do Vietnã, Ho Chi Minh, proclamou a independência daquela nação, em 2 de setembro de 1945 perante a multidão que se reuniu na Praça Ba Dinh, em Hanói, traçando o rumo para o futuro da nação como um Estado soberano.
O evento celebrou também o sucesso da Revolução de Agosto e o 55º aniversário da implementação da Última Vontade e Testamento do Presidente Ho Chi Minh por todo o Partido, exército e povo do Vietnã.
As relações bilaterais com o Brasil, Nghi ressaltou que o ano de 2024 marca o 35º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas (maio de 1989 – maio de 2024) e o 17º aniversário da parceria abrangente (maio de 2007 – maio de 2024).
Em seu discurso, o embaixador afirmou que “o relacionamento e a cooperação entre os dois países têm se desenvolvido positivamente em todas as áreas, por meio de todos os canais, e são cada vez mais substanciais e eficazes; as relações políticas estão se tornando mais próximas e confiáveis, e as relações econômicas e comerciais estão em ascensão”.
Comércio – Em 2023, o comércio Vietnã-Brasil ultrapassou 7,11 bilhões de USD, com o Vietnã importando mercadorias no valor de 4,7 bilhões de USD e exportando mais de 2,4 bilhões de USD. Nos primeiros 7 meses de 2024, o volume comercial bilateral entre o Vietnã e o Brasil atingiu quase 4,6 bilhões de USD, um aumento de 19% em relação ao mesmo período de 2023; sendo que as exportações do Vietnã para o Brasil alcançaram 1,53 bilhões de USD, um aumento de 3,9%, e as importações do Brasil chegaram a 3,06 bilhões de USD, um aumento de 28,3%.
O enviado especial para a ASEAN do Itamaraty, embaixador Piragibe Tarragô, em sua fala, reforçou que ao longo da sua notável história, o Vietnã foi definido pela força e determinação do seu povo em construir uma nação próspera e pacífica, qualidades que continuam a inspirar e a ressoar muito além de suas fronteiras.
Tarragô afirmou que os países têm muitos motivos convincentes para comemorar, “cultivando um relacionamento robusto, apresentando uma série de conquistas conjuntas ao longo de três décadas de laços diplomáticos”.
O embaixador acrescentou que a Parceria de Diálogo Setorial do Brasil com a ASEAN prepara o terreno para uma cooperação reforçada com o Sudeste Asiático, onde o Vietnã desempenha um papel fundamental neste esforço como parceiro-chave do Brasil”.