• HOME
  • SOBRE NÓS
  • AMÉRICAS
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
No Result
View All Result
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
Home Europa

Carreata em Sobradinho marca festa de retorno de Caio Bonfim, medalhista de prata em Paris

por Fabiana Ceyhan
11 de agosto de 2024
Reading Time: 5 mins read

Beneficiado pelos programas Bolsa Atleta e Compete Brasília, o brasiliense circulou pela cidade na viatura do Corpo de Bombeiros e foi ovacionado pela população. Comboio encerrou desfile no Centro Olímpico e Paralímpico (COP), um dos equipamentos públicos

O bom filho à casa torna. Com a medalha olímpica no peito, o atleta brasiliense Caio Bonfim voltou a sua cidade natal após conquistar a prata na marcha atlética nos Jogos Olímpicos de Paris. O retorno a Sobradinho foi repleto de emoção. Em cima de um caminhão do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), ele circulou por locais por onde costuma passar marchando na região administrativa, mas agora acompanhado de dezenas de pessoas.

As ruas foram tomadas por moradores com bandeiras e camisas do Brasil correndo atrás do comboio. As aulas pararam, com os estudantes aguardando o medalhista olímpico passar pelas esquinas. O comércio também parou. Nos prédios, muitos acenavam nas janelas. O Centro Olímpico e Paralímpico (COP) – onde a carreata foi finalizada – ficou lotado. Todo mundo queria ver o atleta que treina nas ruas da cidade de volta após o feito histórico: a primeira medalha do Brasil no esporte.

“Estou feliz demais de estar aqui, emocionado. Sobradinho é minha casa. É o lugar onde gosto de estar, onde gosto de treinar, onde eu vivo. Posso viajar para qualquer lugar do mundo que é o lugar que gosto de voltar”, afirma Caio Bonfim. “São sete semanas longe de casa, então poder receber esse carinho, para mim, é muita satisfação”, completou.

A mãe, treinadora e medalhista de marcha atlética, Gianetti Bonfim comemorou o retorno da família a Sobradinho com festa. “Paris é linda, a Torre Eiffel é deslumbrante e memorável, mas voltar para casa, para Sobradinho, é lindo. A gente sonhou com esse momento. Trabalhamos muito por longos dias para estarmos vivendo isso aqui. Sermos coroados com essa medalha é algo que eu não encontrei no nosso vocabulário como definir”, comentou.

A presença de Caio parou a cidade. A servidora pública e moradora da região administrativa, Floraci Ramos, enalteceu o retorno do colega de esporte. “Hoje eu estou aqui para ver essa medalha trazida por ele. É a nossa marcha atlética se desenvolvendo e ganhando esse espaço no Brasil”, comemorou. “É uma modalidade que, até então, era muito desconhecida e agora a gente quer popularizar. Até hoje, eu marcho para poder fazer esse trabalho e o Caio Bonfim fez isso com tanto esforço. Estamos aqui agora para comemoramos juntos dele”, disse.

Anna Luísa Palhano treina vôlei no COP e se inspira em Caio Bonfim para virar uma atleta profissional

A jovem Anna Luísa Palhano, 14 anos, pediu ao pai para ver a chegada de Caio Bonfim no COP, onde ela treina vôlei. “Eu vim aqui ver o Caio porque ele ganhou uma medalha por nós. Achei muito legal, até porque ele é aqui de Sobradinho”, afirmou. A conquista do atleta da cidade já a inspirou. “Sempre sonhei em ser jogadora de vôlei profissional e ver o Caio ganhando essa medalha me deu o incentivo para poder crescer e treinar mais”, comentou.

Capital do esporte

Durante a carreata, Caio Bonfim voltou a elogiar o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF). Ele é beneficiado com dois programas: Bolsa Atleta, que garante recursos para a manutenção de atletas em atividade esportiva, e Compete Brasília, que concede transporte aéreo e terrestre para atletas em alto rendimento participarem de competições nacionais e internacionais.

“A Secretaria de Esporte tem o melhor programa de incentivo ao esporte do Brasil. A Bolsa Atleta, por exemplo, é o dobro da federal. Nenhum estado tem isso. E aqui ainda tem passagem [Compete Brasília]. Quando eu falo para os meus amigos, adversários dos outros estados o que a gente tem, eles falam: ‘Aí fica difícil acompanhar’. Então, é uma coisa que ajuda o atleta brasiliense a estar na frente”, destacou.

Duas viagens patrocinadas pelo Compete Brasília foram essenciais para a trajetória olímpica de Caio: Varsóvia, na Polônia, prova que garantiu o índice que classificou o atleta para as Olimpíadas, e Taicang, na China, quando bateu o recorde brasileiro em uma prova internacional.

“Fico feliz que contribuímos um pouquinho nesse degrau dessa medalha histórica e inédita para o Brasil”

Renato Junqueira, secretário de Esporte e Lazer

“Hoje é um dia em que só temos a agradecer ao Caio e à família Bonfim. Fico feliz que contribuímos um pouquinho nesse degrau dessa medalha histórica e inédita para o Brasil”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira.

Sobre a responsabilidade que a medalha olímpica trouxe, Caio Bonfim disse que o incentiva a fazer mais para desenvolver o esporte no Distrito Federal. “Essa medalha faz parte desse sonho de popularizar a marcha atlética. Ela vai trazer esse tipo de olhar, que é o que melhora o esporte. Espero que possamos ter muitos outros atletas porque matéria prima nós temos”, afirmou e citou os colegas brasilienses que também participaram dos jogos em Paris, Max Batista e Gabriela Muniz.

O administrador de Sobradinho, Gutemberg Tosatte, destacou que o resultado de Caio Bonfim demonstra a força do esporte na cidade, que ele apelidou como “a capital do atletismo”. “A cidade se sente honrada porque o Caio é filho de Sobradinho. É literalmente prata da casa”, lembrou. “Essa é mais uma possibilidade que se apresenta para nós do governo investirmos mais e mais no esporte”, acrescentou.

Floraci Ramos destaca que a conquista de Caio servirá de incentivo para a prática da marcha atlética

A medalha de Caio vai impulsionar, por exemplo, a reforma do Estádio Augustinho Lima, local que o atleta utilizou para treinar para os jogos olímpicos e será reformado pela SEL-DF. “Essa pista foi feita em 2010. Seria muita covardia minha colocar a culpa nesta gestão. Outra coisa que poucas pessoas pararam para pensar além de ser caro, demora muito para reformar. Não é de um dia para o outro, então a secretaria foi parceira”, disse.

A recuperação do espaço, incluindo a pista de atletismo, já estava nos planos do Governo do Distrito Federal (GDF), mas o resultado acelerou o processo de recuperação do local e de outros dois estádios: Joaquim Domingos Roriz (Rorizão) e Maria de Lourdes Abadia (Abadião).

“Nós sempre falamos que antes mesmo de fazer as grandes construções, que nós pretendemos é fazer com que os espaços já existentes sejam aptos para receber os eventos esportivos e que possam se tornar centros de referência e incubadoras de grandes atletas. Então esse planejamento já estava sendo feito. Claro que essa medalha acelerou o processo cada vez mais. Estamos fazendo tudo com seriedade e da melhor forma possível”, adiantou o secretário de Esporte e Lazer.

Fonte: Agência Brasília

Tags: apoio governamentalBolsa AtletaCaio BonfimCENTRO OLÍMPICO E PARALÍMPICO (COP)Compete BrasíliaGDFGutemberg Tosatteincentivo ao esporteJogos Olímpicos de Parismarcha atléticamedalha olímpicapopularização da marcha atlética.reforma do Estádio Augustinho LimaRenato Junqueiraretorno triunfalSecretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF)Sobradinho
Post Anterior

FAB divulga imagens das caixas pretas do avião da Voepass sendo abertas

Próximo Post

Ministério do Turismo lança Plano Nacional com o objetivo de posicionar o Brasil como maior receptor de turistas da América do Sul até 2027

Related Posts

Europa

Proposta aprova ajustes em acordo entre Brasil e União Europeia sobre vistos

14 de fevereiro de 2025
Europa

Em Paris, Chanceler participa da Cúpula para Ação sobre Inteligência Artificial e se encontra com homólogo francês

11 de fevereiro de 2025
Europa

Multinacionais apoiam iniciativa para impulsionar uso de IA na Europa

11 de fevereiro de 2025
Europa

Chefe da Defesa da Alemanha vê rompimento de cabos no Mar Báltico como sabotagem

20 de novembro de 2024
Europa

Novo visto europeu pode ser adiado por atraso de sistema biométrico

28 de outubro de 2024
Europa

Leis trabalhistas: entenda as diferenças entre o Brasil e a Itália

14 de outubro de 2024

Pesquisar

No Result
View All Result

Últimas Notícias

Wellington Dias debate combate à fome com o ministro da Agricultura e Recursos Animais de Ruanda

20 de maio de 2025

Artigo do Embaixador da China no Brasil Zhu Qingqiao

20 de maio de 2025

TV Brasil Central exibe série especial sobre viagem à China

20 de maio de 2025

Embaixada dos EUA anuncia recompensa de até US$ 10 milhões por informações sobre atuação do Hezbollah na Tríplice Fronteira

20 de maio de 2025

Goiás marca presença no Festival de Cannes com representação inédita

19 de maio de 2025

Com presença de liderança da WTTC, Visit Brasil Summit discute a inteligência de dados na promoção internacional do Brasil

19 de maio de 2025

Brasil e Quênia firmam parceria para promover o turismo entre os dois países

19 de maio de 2025

Alckmin entrega ao Papa convite para visitar o Brasil durante a COP30

19 de maio de 2025

Desmatamento no Brasil caiu 32,4% em 2024

18 de maio de 2025

Acordos com China vão melhorar produtividade e competitividade da indústria, avalia secretário do MDIC

18 de maio de 2025

SOBRE NÓS

Somos jornalistas profissionais, poliglotas e trabalhamos com ética e respeito aos organismos Internacionais no Brasil e em Brasília. Nossas notícias são diárias e você poderá ter acesso ao mundo e suas relações com o Brasil acessando o nosso canal no You Tube e em nosso site.

Leia Mais
Facebook Instagram Youtube Twitter

© 2023 O Mundo Diplomático

No Result
View All Result
  • BRICS
  • Ásia
  • Américas
  • Europa
  • Brasil
  • O Mundo Na TV
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • Negócios

© 2023 O Mundo Diplomático

Translate »