Os Emirados Árabes Unidos, país árabe do Oriente Médio, enviarão três aviões com doações ao Rio Grande do Sul, estado brasileiro que enfrenta catástrofe em função de fortes chuvas e enchentes. O fenômeno, que atingiu 452 municípios, já deixou 151 mortos e mais de 600 mil desabrigados.
A notícia foi dada ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, em conversa ao telefone nesta quinta -feira (16).
Segundo nota do Palácio do Planalto, o envio será feito nos próximos dias e trará doações obtidas no país, inclusive da comunidade brasileira residente. Na conversa, de cerca de meia hora, Lula agradeceu a solidariedade e relembrou as enchentes em Dubai que impactaram também os Emirados Árabes recentemente e que demonstram a urgência e seriedade da questão da mudança climática.
Outros assuntos além das doações
Eles conversaram ainda sobre outros assuntos. Lula renovou o convite para que o presidente dos Emirados visite o Brasil. Segundo o Planalto, eles também convergiram em suas posições em defesa de um cessar-fogo em Gaza, da garantia de ajuda humanitária e da solução de dois Estados na região e concordaram com a importância de uma solução negociada para o conflito na Ucrânia.
Fonte: Anba