História, metodologia e receita do projeto vão compor um livro virtual que será apresentado no Congresso Brasileiro de Nutrição, entre 21 e 24 de maio, em São Paulo. A iniciativa surgiu com uma ideia da especialista em saúde e nutrição Fernanda Farias, da Secretaria de Saúde (SES-DF), com o apoio de uma paciente da unidade que participava do grupo Alimentação no Diabetes.
Experiência
Claudia Moreira d’Almeida e Souza, 58, moradora da Asa Norte, recebeu o diagnóstico de pré-diabetes e está no grupo da UBS há seis meses. Por meio da alimentação, ela encontrou o caminho para cuidar da saúde. “Com a idade avançando, tendemos a nos cuidar melhor, e este é o meu objetivo: melhorar minha saúde e ajudar as pessoas que também querem e precisam”, pontua.
“A ideia do grupo é monitorar as glicemias, mas principalmente compartilhar saberes de forma que todos se sintam responsáveis pelo tratamento do diabetes”
Fernanda Farias, especialista em saúde e nutrição da SES-DF
Com formação em gastrônoma, Claudia relatou ao grupo o desejo de desenvolver o trabalho de conclusão de curso nesta área, com a experiência obtida na UBS. Com apoio da gestão, decidiu criar um menu saudável para os diabéticos. O cardápio escolhido foi um creme de abóbora, preparado a partir de um fundo de vegetais com cenoura, tomate, cebola, salsão, alho e alho-poró acrescido de um acompanhamento aromático usado para dar sabor a caldos, sopas e molhos, o sachet d’épices, com cravo, louro, tomilho e grãos de pimenta-do-reino.
“Todos os ingredientes vieram da terra”, ressalta Fernanda Farias. “O creme foi feito sem adição de químicos, o que o torna adequado para pessoas com obesidade, diabetes ou hipertensão.”
Saúde e inclusão
O objetivo da criação do grupo Alimentação no Diabetes foi desenvolver a gastronomia de forma inclusiva e participativa nos atendimentos coletivos destinados a pessoas com alterações na glicemia acompanhadas pela unidade de saúde desde 2022.