A Organização Avícola do Estado do Rio Grande do Sul (Asgav/Sipargs) recebeu, esta semana, a visita da delegação de Singapura e do Cônsul das Filipinas em sua sede, em Porto Alegre.
Na ocasião, foram abordados assuntos relacionados ao potencial das exportações de carne de frango e ovos para o país asiático, que além de consumidor é um importante hub de distribuição para diversos outros países vizinhos do sudeste da Ásia.
Integraram a comitiva singapuriana, o Chefe de Missão, Desmond Ng, e a Segunda Secretária da Embaixada de Singapura no Brasil, Jia Yi SIM. Representando o consulado-geral honorário das Filipinas em Porto Alegre, Dr. Somchai Ansuj. Por parte das autoridades brasileiras, participaram o secretário adjunto da SEAPI/RS, Márcio Madalena, a auditora fiscal federal agropecuário do MAPA/RS, Taís Oltramari Barnasque, o Diretor do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Assuntos Internacionais da SEDEC/RS, Evaldo da Silva Junior, o Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal -ABPA, Ricardo Santin, e representantes de empresas Associadas à entidade avícola gaúcha.
O presidente executivo da Organização Avícola, José Eduardo dos Santos, apresentou algumas informações e números sobre a avicultura gaúcha e brasileira, as ações de biosseguridade adotadas pela entidade avícola e associados, reforçando a importância do Estado e do País não terem registrado nenhum caso de Influenza Aviária em suas granjas de produção comercial – apenas em aves de subsistência –, o que colaborou para que o Brasil se mantivesse como maior exportador de carne de frango do mundo.
“Reiteramos que todos os cuidados e ações de proteção dos plantéis comerciais de aves do Rio Grande do Sul e do Brasil são permanentes e que a nossa carne de frango e ovos são produzidos com qualidade e segurança e que temos potencial para expandir ainda mais nossas exportações para a Singapura e região”, disse José Eduardo dos Santos, presidente executivo da Asgav/Sipargs.
O diplomata de Singapura, Desmond Ng, respondeu à algumas perguntas feitas pelos convidados presentes, e se disse disposto a auxiliar na abertura e expansão de mercado das proteínas brasileiras para o seu País.
Singapura é um potencial importador de proteína animal do Brasil, em 2023, foram 136 mil toneladas de carne de aves e 55 mil toneladas de carne suína destinadas para aquele mercado, resultando em um faturamento de aproximadamente US$ 450 milhões.
As informações são da Organização Avícola do Estado do RS.