Gabriel Attal tomou posse a 9 de janeiro de 2024 em Paris, como novo primeiro-ministro da França, sucedendo a Elisabeth Borne. O até agora ministro da educação fez questão em colocar a escola, precisamente, como grande prioridade do executivo e realçou o fato de ser o primeiro-ministro mais jovem do país, nomeado pelo mais jovem dos presidentes, Emmanuel Macron.
O novo primeiro-ministro francês prometeu reunir as forças vivas do país ainda esta semana na sua primeira manifestação pública no cargo. Acerca da sua juventude, Attal vê nisso um símbolo de audácia.
Ministro da educação desde julho de 2023, e, anteriormente, porta-voz do governo Gabriel Attal, de apenas 34 anos, chegou ao governo em 2018. Ele é, de forma inédita, o primeiro homossexual a assumir o cargo de primeiro-ministro em França.
Segundo pesquisas, ele já se tornou a pessoa mais popular do governo, sendo que um em cada dois franceses diz ter confiança nele.
Emmanuel Macron tomou a decisão de nomear Attal como uma maneira de dar um novo impulso ao segundo mandato antes das eleições para o Parlamento Europeu e dos Jogos Olímpicos de Paris neste ano.
As informações são da RFI.