Para comemorar a Data Nacional do Bahrein (16 de dezembro) e ainda o Dia dos Mártires (17 de dezembro), o Embaixador do Reino do Bahrein, Bader Abbas Alhelaibi e o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, estiveram na manhã deste domingo na Escola da Natureza, no Parque da Cidade, para o plantio de cinco mudas de Ipês.
Iniciando seu discurso, Alhelaibi que o Dia Nacional barenita reflete a “comemoração à fundação do Estado Moderno do Bahrein durante a era do fundador Ahmad Al-Fatih, como um estado árabe muçulmano em 1783. Comemorando também, o aniversário da ascensão de Sua Majestade o Rei Hamad bin Isa Al Khalifa, o monarca desta grande nação, ao trono, que ocorre em 16 de dezembro de cada ano”.
Nesta ocasião especial, Sua Majestade o Rei dedicou o dia 17 de dezembrode cada ano como o Dia do Mártir, em homenagem aos sacrifícios, dedicação e generosidade dos mártires da pátria, que tenham desempenhado seus deveres nacionais dentro e fora do país em âmbito civil, militar e humanitário.
“Em 17 de dezembro de cada ano, todos nós no Reino do Bahrein usamos a flor ‘Al-Razji’ em homenagem aos mártires da pátria”, explicou o Embaixador. “Hoje, em decorrência das sólidas relações de amizade com a República Federativa do Brasil, plantamos 5 árvores amarelas em reconhecimento a esta ocasião especial, expressando nossa gratidão ao Governo do Distrito Federal por dedicar este espaço para a Embaixada do Reino do Bahrein, simbolizando os laços fraternos que unem os dois países e seus povos amigos”, completou.
O plantio foi acompanhado, ainda, pelos diplomatas da embaixada, equipe da Serinter e pela vice-diretora da Escola da Natureza, Ednea Sanches.
O secretário agradeceu a iniciativa “responsável e sustentável” da missão diplomática ao celebrar as datas importantes para o país com o plantio de árvores símbolos de Brasília. “Nós, brasilienses, nos sentimos profundamente honrados em tê-los em nossa cidade e em receber esses novos ipês em nossas terras. Somos um povo que tem profundo respeito por todos os países do mundo porque nascemos para ser a capital de todos”, frisou.
A Data Nacional do Bahrein comemora a fundação do Estado Moderno do Bahrein durante a era do fundador Ahmad Al-Fatih, como um estado árabe muçulmano em 1783. Comemorando também, o aniversário da ascensão do Rei Hamad bin Isa Al Khalifa, o monarca da nação, ao trono, que ocorre em 16 de dezembro de cada ano.
As informações são da Secretaria de Relações Internacionais do DF (Serinter).