Nesta terça-feira (12), a embaixada do Azerbaijão em Brasília realizou uma cerimônia que marcou o 20º aniversário da morte do Heydar Aliyev, que presidiu o país entre 1993 e 2003. O embaixador Rashad Novruz conduziu os trabalhos.
A reunião destacou o legado de Heydar Aliyev e fez-se uma homenagem em honra à sua memória. O governo do Azerbaijão, por decisão do presidente Ilham Aliyev, declarou 2023 como “o Ano de Heydar Aliyev”, com várias celebrações à memória deste líder nacional.
Entre os eventos no Brasil destaca-se a realização de uma mesa redonda com jornalistas em Brasília, em maio. Estavam presentes profissionais das principais agências de mídia e jornalistas. Entre elas estavam jornalistas da TV Globo, Jornal O Globo, Estado de São Paulo, Band, Poder 360, Jovem Pan, Brasília in Foco, Embassy News, Brazilian News, Alô Brasilia, Radar Digital e Portal R10.
Também foram promovidos sessões da “Noite de Música Clássica do Azerbaijão”, no Rio de Janeiro, em Belém e em Brasília. Sempre com entrada gratuita e salas cheias.
É digno de nota ainda a realização de um memorial especial sobre o legado de Heydar Aliyev nas comemorações no Dia da Independência do Azerbaijão.
Sobre Heydar Aliyev
Figura política, militar e líder nacional do Azerbaijão, Heydar Aliyev, faleceu em 12 de dezembro de 2003. Ele dedicou sua vida à prosperidade e ao bem-estar da sua nação e ocupa um lugar especial na história do Azerbaijão.
Um talentoso político, ele fez trabalhos incomparáveis por sua nação durante o período que o país fazia parte da União Soviética e, posteriormente, como primeiro presidente do Azerbaijão independente.
Atribui-se a ele o lançamento das bases para um país moderno, com um forte desenvolvimento econômico. Aliyev é considerado o “fundador” do Azerbaijão moderno.
Nascido em Nakhchivan, Azerbaijão, em 10 de maio de 1923. Este ano foi celebrado o seu centenário.