O Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, conversou por telefone com o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira, 20 de outubro.
Os dois Presidentes discutiram a situação no Oriente Médio após o ataque terrorista realizado pelo Hamas em Israel. Eles reafirmaram sua firme condenação aos atos terroristas, independentemente da motivação, e seu compromisso com um processo de paz. No contexto atual de tensão, o direito humanitário internacional deve ser rigorosamente respeitado.
Eles também reafirmaram, conjuntamente, que, no atual contexto de crises que se multiplicam, é essencial continuar lutando contra qualquer fragmentação do mundo, e encontrar respostas conjuntas e solidárias para os principais desafios globais. Nesse sentido, comemoraram a realização da primeira cúpula da Coalizão para a Alimentação Escolar, que aconteceu em Paris nos últimos dois dias. Coalizão da qual o Brasil é agora copresidente ao lado da França e da Finlândia. Eles também discutiram a candidatura da França para se juntar à Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).
Os dois presidentes também demonstraram satisfação com o acordo fechado esta semana entre o governo venezuelano e a oposição do país.
Por fim, o presidente francês reiterou sua intenção de vir ao Brasil para uma visita bilateral no primeiro semestre de 2024.
As informações são da Embaixada da França.