A ampla parceria entre a Suíça e o Brasil tem se fortalecido nos últimos anos, abrangendo áreas como ciência, inovação e sustentabilidade. O apoio suíço ao Fundo Amazônia foi anunciado em julho 2023 pelo Ministro da Economia, Conselheiro Federal Guy Parmelin, durante sua visita ao Brasil.
A Suíça fará uma primeira contribuição imediata de cerca de R$ 30 milhões. Com essa contribuição imediata, a Suíça quer iniciar a cooperação com esse importante instrumento e mostrar seu suporte em favor do compromisso ambiental do Brasil. Por outro lado, essa contribuição é acompanhada pelo amplo know-how e expertise da Suíça, que no futuro também será colocado a serviço do Fundo Amazônia.
O governo suíço está convencido que seu apoio permite reforçar a parceria de longo prazo entre a Suíça e o Brasil. Esta complementa os compromissos já existentes da Suíça pelo meio ambiente e a sustentabilidade, entre eles o Programa de Commodities Verdes do PNUD, o Fundo Global para o Meio Ambiente, o Fundo de Investimento Climático e o Fundo do Banco Interamericano de desenvolvimento, o Programa SIRWASH sobre água e saneamento assim como as outras iniciativas e projetos bilaterais.
O Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, assinará com a representante do BNDES o contrato de apoio da Suíça ao Fundo Amazônia contando com a presença das autoridades federais e estaduais brasileiras.
A exposição “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade” celebra o compromisso histórico da Suíça com a região amazônica através de personalidades suíças nos âmbitos artístico, cientifico e da sustentabilidade.
A mostra é organizada pela Embaixada da Suíça, o Museu Paraense Emilio Goeldi e a Associação Cultural Oswald Goeldi, estará aberta ao público no Espaço Oscar Niemayer, de 5 de outubro a 7 de novembro de 2023.
As informações são da Embaixada da Suíça.