Durante sua visita de trabalho ao Brasil, o Primeiro Vice-Ministro das Relações Exteriores da República do Cazaquistão, Kairat Umarov, participou da Mesa Redonda “Brasil-Cazaquistão: oportunidades de investimento e comércio”, junto com os representantes dos círculos empresariais e associações econômicas do Brasil.
O evento foi organizado pela Embaixada da República do Cazaquistão em parceria com a Agência de Promoção de Investimentos “InvesteSP” e o governo do Estado de São Paulo.
Em seu discurso de boas-vindas, Kairat Umarov familiarizou os participantes com o atual desenvolvimento econômico do Cazaquistão, as reformas socioeconômicas realizadas pela liderança do país, visando aumentar os indicadores da economia e o bem-estar da população. Neste contexto, o principal destaque foi colocado na abertura da economia do Cazaquistão ao investimento estrangeiro, cujo volume apresenta uma tendência crescente.
O diplomata cazaque convocou o empresariado brasileiro a expandir-se com mais confiança e ativamente para o mercado do Cazaquistão, aumentar o comércio e criar empresas conjuntas, levando em consideração todas as vantagens da legislação de investimentos de nosso país e a conveniente localização geográfica do Cazaquistão para localizar a produção e vender os produtos brasileiros nos grandes mercados vizinhos.
Secretária do desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo, Juliana Cardoso, em seu discurso,1 chamou a atenção para o enorme potencial de cooperação econômica entre o estado de São Paulo e o Cazaquistão. Para ela, o estado é o líder econômico do Brasil e, com grandes oportunidades, São Paulo tem muito a oferecer na área de economia, investimentos e tecnologia.
A direção da Agência de Promoção de Investimentos “InvesteSP”, por sua vez, destacou a necessidade de ampliar as relações comerciais e a cooperação em investimentos entre os dois países, e o representante oficial da Empresa Nacional “Kazakh Invest” nas Américas, Galymzhan Mataev, fez uma apresentação sobre o clima de investimento na República do Cazaquistão e as medidas de apoio estatal ao investimento estrangeiro.
Durante o encontro, houve uma troca de opiniões sobre as condições para aumentar a oferta de fertilizantes cazaques ao Brasil, já que há uma grande necessidade deles. As empresas cazaques “Kazphosphate” LLP e “Kazazot” JSC, que participaram da modalidade online, fizeram apresentações e discutiram com empresas brasileiras as possibilidades de uma maior cooperação no fornecimento de seus produtos ao Brasil.
Ao final da mesa redonda, na presença do Primeiro Vice-Ministro das Relações Exteriores da República do Cazaquistão Kairat Umarov e da Secretária (Ministra) para o desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo Juliana Cardoso, foi assinado um Memorando de Cooperação entre a Associação de advogados econômicos “BGI Brasil” e a Empresa Nacional “Kazakh Invest”.
Durante sua estada em São Paulo, Kairat Umarov também se reuniu com o Vice-Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gilberto Petry. Durante a reunião foi discutida a implementação dos acordos assinados após a segunda reunião do Conselho Empresarial Cazaque-Brasileiro, em 13 de abril deste ano em Astana. Além disso, a parte brasileira apresentou uma série de novos projetos que podem interessar às empresas cazaques.
Este ano, o Cazaquistão e o Brasil comemoram o 30º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois estados.
As informações são da Embaixada do Cazaquistão