O Primeiro Vice-Ministro das Relações Exteriores da República do Cazaquistão, Kairat Umarov, durante sua visita de trabalho ao Brasil, participou da cerimônia oficial da inauguração do primeiro Consulado Honorário do Cazaquistão no estado de São Paulo. O evento também contou com a presença do Secretário de Justiça do Estado de São Paulo, Fabio Prieto, representantes dos círculos políticos e empresariais do Brasil, bem como da mídia local.
Em seu discurso de boas-vindas, Kairat Umarov observou que, para o Cazaquistão, o Brasil é um parceiro político e econômico fundamental na América Latina e que a presença de uma representação oficial do nosso país no centro econômico e financeiro do Brasil dará às relações entre o Cazaquistão e o Brasil um poderoso impulso em todas as áreas de cooperação, especialmente na expansão da cooperação comercial, econômica e de investimentos. No discurso, foi dada ênfase especial à necessidade de promover os interesses do Cazaquistão, o desenvolvimento do comércio e da cooperação econômica, bem como a proteção dos direitos e interesses dos cidadãos do nosso país.
O diplomata cazaque agradeceu ao governo brasileiro pelo apoio amistoso na abertura do Consulado Honorário e parabenizando o famoso advogado e juiz brasileiro José Horácio pelo início de seu trabalho como Cônsul Honorário do Cazaquistão, entregou-lhe a Patente Consular.
O Secretário Fabio Prieto, por sua vez, parabenizou os convidados presentes pela abertura do Consulado Honorário do Cazaquistão em São Paulo e desejou ao lado cazaque todo o sucesso na implementação de tarefas para fortalecer a cooperação bilateral entre os dois países.
Este ano, o Cazaquistão e o Brasil comemoram 30 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países. No Brasil, há Consulados Honorários do Cazaquistão no Rio de Janeiro (desde 2021) e em Santa Catarina (desde 2022).
As informações são da Embaixada do Cazaquistão