Foi comemorado em Brasília o” Bloomsday “, o evento aconteceu no restaurante e livraria Sebinho, ontem 14 de junho. O embaixador da Irlanda Sean Roy apoiou e participou do evento com a sua esposa que cantou 2 músicas irlandesas junto com a banda Tanaman Dùl. A restaurante teve lotação máxima de público.
Foi montado um palco uma palestra com o título “Dubliners/Saga da Publicação: Dublinenses/Estratégia da Tradução”. Mais uma vez a banda Tanaman Dùl cuidou da animação musical com peças baseadas na obra de James Joyce.No cardápio do almoço e do jantar, foi servido um prato típico irlandês, com sobremesa, muita cerveja. leituras de trechos do Ulisses.
Sobre a data:
Bloomsday, comemorado em 16 de junho, é o dia instituído na irlandapara homenagear o personagem Leolpold Bloom protagonista de Ulisses de james Jouyce. Em todo o mundo, é o único dia dedicado ao personagem de um livro.
O Bloomsday é comemorado na Irlanda e pelos amantes da literatura com diversos eventos oficiais e não oficiais. Também é comemorado todos os anos em vários lugares e em várias línguas. Em comum entre os muitos dedicados entusiastas e simpatizantes envolvidos nestas comemorações há o esforço por relembrar os acontecimentos vividos pelos personagens de Ulisses pelas dezenove ruas da cidade de Dublin
Ulisses narra os acontecimentos vividos pelo personagem Leolpold Bloom durante 19 horas do dia 16 de junho de 1904 Joyce estabelece uma série de correspondências com a Odisseia de Homero seja entre os personagens ( Leolpold Bloom e ulisses Molly Bloom )seja com referência aos acontecimentos narrados. A obra é considerada um dos marcos da literatura ocidental contemporânea.
Há alguma controvérsia sobre o ano em que o Bloomsday começou a ser comemorado. Alguns especialistas indicam 1925 (três anos após o lançamento do livro); outros afirmam que foi na década de 1940 logo após a morte de Joyce, enquanto a hipótese mais aceita indica que foi em 1954 na data do quinquagésimo aniversário do dia retratado em Ulisses.
Hoje o Bloomsday é uma efeméride inserida no calendário cultural de vários países e não se restringe ao círculo de leitores da obra (de aproximadamente 900 páginas).