A companhia aérea regional Mesa Air, dos EUA, completou a migração total de sua frota para os jatos Embraer E175, encerrando definitivamente as operações com os CRJ900.
Segundo o CEO Jonathan Ornstein, os últimos tripulantes dos antigos CRJ concluíram o treinamento para operar os E-Jets e estarão prontos para voos comerciais até o fim de agosto.
A mudança atende a um pedido da parceira United Airlines, feito em outubro de 2024, para padronizar a frota até março deste ano. No total, 160 pilotos foram treinados para voar o E175.
De acordo com a Aviation Week, a frota atual da Mesa soma 57 E175 em serviço (três inativos) e 25 CRJ900 armazenados à espera de venda. No terceiro trimestre, a companhia reportou prejuízo líquido ajustado de US$ 600 mil; Ornstein disse que o resultado teria sido positivo sem os custos persistentes dos CRJ em processo de desinvestimento.
O executivo acrescentou que a fusão planejada com a Republic Airways Holdings — anunciada em abril e prevista para fechar até o fim do ano — criará uma “potência” regional com mais de 300 E170/E175.
A Republic espera nove E175 até dezembro e tem 26 adicionais para 2026-2028. “O desempenho sólido da Republic no primeiro semestre nos dá confiança de que a empresa combinada poderá gerar receita anual entre US$ 1,8 bilhão e US$ 2 bilhões”, afirmou Ornstein.
Os sindicatos de pilotos de ambas as empresas firmaram um acordo de unidade até a ratificação de um acordo coletivo conjunto.
Fonte: Airway