O embaixador da Turquia no Brasil Murat Ates recebeu convidados, no dia 29 de outubro, na sede da embaixada para celebrar a mais um aniversário da Proclamação da República do país.
“Estou muito feliz em salientar que nos últimos quatro anos nossa relação bilateral tem sido ainda mais intensa. Neste período, o volume de comércio entre nossos países chegou a níveis recordes e espera-se que atinja US$ 6 bilhões no final deste ano”, afirmou o diplomata. Segundo Murat, durante a visita do ministro turco de Negócios Estrangeiros Mevlut Çavuşoğlu ao Brasil, em abril deste ano, foi estabelecida uma meta de US$10 bilhões de comércio para os próximos anos. “Acredito que a atingiremos num futuro muito próximo”, anunciou Murat Ates.
Hoje, como parte do G-20 e como membro de organizações internacionais relevantes como a OCDE, a OTAN e o Conselho da Europa, a Turquia trabalha pelo desenvolvimento econômico, pelas causas humanitárias e pela paz e cooperação em sua região e em outras partes do mundo. O embaixador, que acaba de terminar sua missão no Brasil, disse estar orgulhoso de dizer que hoje a Turquia seja considerada um dos principais países em termos de prestação de assistência humanitária no mundo.
As relações turco-brasileiras foram estabelecidas pela primeira vez em 1858, com a assinatura do Acordo de Amizade, Residência, Comércio e Navegação. “Como dois países muito importantes tanto em nossas respectivas regiões como em assuntos globais, acredito que há muito espaço para o progresso em nossas relações. Dentro desta perspectiva, esperamos aumentar e diversificar nossas relações com o Brasil” discursou Murat Ates.
O embaixador afirmou ainda acreditar que o turismo una diretamente os povos da Turquia e do Brasil, sendo de suma importância para o fortalecimento relações bilaterais. Após o discurso foram exibidos alguns vídeos mostrando os belos locais daquele país. “Como todos sabem, a Turquia é um destino turístico importante no mundo e esperamos ter mais turistas brasileiros e vice-versa. Dentro desta estrutura, esperamos aumentar o destino dos vôos da Turkish Air Lines no Brasil futuramente”, concluiu o diplomata.
Liz Lobo