O jato Embraer E195-E2 estreou voos comerciais nesta segunda-feira, 22 de dezembro, com a companhia aérea Airlink. A aeronave realizou um voo do Aeroporto Internacional O.R. Tambo, em Joanesburgo, para o Aeroporto Internacional King Shaka, em Durban.
A companhia é a primeira na África Austral a operar o E195-E2 e vai utilizar os jatos em rotas de alta densidade, como Joanesburgo–Durban, Cidade do Cabo–Hoedspruit, Gqeberha–Joanesburgo e Cidade do Cabo–Mbombela.
O E195-E2 está configurado com 136 assentos em classe única. “A entrada dos E195-E2 no serviço da Airlink proporcionará vantagens competitivas significativas, além de eficiências comerciais, econômicas e operacionais,” disse Villiers Engelbrecht, CEO da Airlink.
As novas aeronaves são acionadas por motores turbofan GTF da Pratt & Whitney e entraram em operação após supervisão de segurança e certificação pela Autoridade de Aviação Civil da África do Sul. A Airlink está leasing dez E195-E2 da Azorra e já recebeu três deles.
“Não tenho dúvida de que nossos clientes apreciarão o conforto da cabine do E195-E2, que é sem dúvida a melhor da categoria,” afirmou Engelbrecht.
Atualmente, a Airlink possui uma frota exclusiva de jatos Embraer de primeira geração. São 70 aeronaves divididas entre 29 E190, seis E195, quatro E175, três E170, onze ERJ140 e 17 ERJ145.
O E195-E2 já está em operação no continente africano com a Air Peace, que possui cinco aeronaves em sua frota, as primeiras de um pedido de 13 jatos entregues em 2021.
Fonte: airway







































































