O governo do Peru formalizou em 9 de dezembro de 2025 um acordo estratégico com a empresa sul-coreana Hyundai Rotem para a aquisição de 54 tanques de batalha principal K2 Black Panther e 141 veículos blindados sobre rodas (8×8) K808 White Tiger.
A cerimônia de assinatura do pacto ocorreu em Lima, no contexto da comemoração do 201º aniversário da Batalha de Ayacucho e do Dia do Exército do Peru. Estiveram presentes autoridades do Executivo, do comando militar e representantes da indústria de defesa.
De acordo com o comunicado oficial, o contrato contempla não apenas a entrega dos veículos — um total de 195 unidades — mas também cooperação técnica, transferência de tecnologia, e a criação de uma linha de montagem local conduzida pela empresa estatal peruana FAME S.A.C.. O valor estimado para o acordo supera US$ 1,4 bilhão.
Para facilitar o processo, está previsto que parte dos veículos seja inicialmente importada diretamente da Coreia do Sul, enquanto uma parcela significativa será montada em solo peruano, como parte de um plano de longo prazo que visa reforçar a autonomia da indústria de defesa local.
Segundo fontes de Seul, o contrato representa “a maior exportação de equipamentos terrestres da Coreia do Sul para a América Latina até hoje” e marca o ingresso do K2 Black Panther no mercado latino-americano.
Para o Exército peruano, a aquisição chega em um momento de renovação de sua frota de blindados — muitos dos K2 e K808 devem substituir veículos de origem soviética, como os antigos tanques T-55 e blindados obsoletos — com o objetivo de modernizar e adequar a força às demandas operacionais contemporâneas.
Com o novo contrato, o Peru rompe com décadas de dependência de equipamentos antigos e dá um passo importante para elevar sua capacidade de mobilidade, proteção e poder de fogo, alinhando-se a padrões modernos de defesa terrestre.
Fonte: forte




































































