A Embaixada de Singapura no Brasil comemorou em Brasília o 60º Dia Nacional do país
Durante o evento o chefe da missão diplomática, Desmond enfatizou em seu discurso a relevância histórica da celebração de 2025, ano em que Singapura completa seis décadas de independência.
Desmond destacou o fortalecimento da parceria com o Brasil, que é o maior parceiro comercial de Singapura na América Latina e desempenha papel crucial em sua segurança alimentar, fornecendo quase metade das carnes congeladas consumidas no território, incluindo frango, bovina e suína.
Em 2024, o fluxo de bens entre as duas nações alcançou US$ 9,1 bilhões, comentou também sobre asc iniciativas de cooperação nos setores de aviação e construção naval, como a aquisição de nove aeronaves Embraer E190-E2 pela Singapore Airlines e a construção de um navio de pesquisa pelo estaleiro SeaTrail Jurong Aracruz, destinado ao programa antártico da Marinha do Brasil. A entrega da embarcação está prevista para o fim de 2025, quando será incorporada às atividades da Estação Comandante Ferraz, na sobre a assinatura do Acordo de Livre Comércio com o Mercosul, em dezembro de 2023, marco que fez de Singapura o primeiro país do Leste Asiático a formalizar um pacto desse tipo com o Desmond também citou a participação de Singapura na Cúpula do G20, sediada pelo Brasil em 2024, ocasião em que 16 ministros singapurenses, incluindo o primeiro-ministro Lawrence Wong e o ministro das Relações Exteriores Vivian Balakrishnan, estiveram no país para aprofundar parcerias em áreas como inovação, sustentabilidade, economia digital e créditos de carbono.
A embaixadora Susan Kleebank, secretária de Ásia e Pacífico do Itamaraty, também discursou, enaltecendo os 60 anos de desenvolvimento de Singapura e a parceria duradoura com o Brasil, estabelecida em 1967, quando o país asiático passou a integrar a ASEAN. Ela sublinhou que Singapura figura entre as economias mais competitivas do planeta em setores como comércio, finanças, logística, tecnologia e inovação.
Kleebank enfatizou ainda a relevância do Acordo de Livre Comércio Mercosul–Singapura para impulsionar os laços comerciais, de investimentos e cooperação econômica, além de destacar a sintonia diplomática existente entre os dois países, fundamentada em multilateralismo, paz e respeito ao direito internacional.
A comemoração do Dia Nacional de Singapura no Brasil reforçou não apenas a amizade histórica entre as duas nações, mas também o compromisso conjunto de expandir as relações culturais, diplomáticas e econômicas em um cenário internacional cada vez mais dinâmico e interligado.