A TV Brasil Central começou a exibir nesta segunda-feira (19/5) uma série de reportagens especiais sobre uma potência asiática: a China. O repórter Pedro Henrique Rabello e o cinegrafista Thiago Costa, acompanhados do presidente da Agência Brasil Central, Reginaldo Júnior, e do assessor do Gabinete de Relações Internacionais do Governo de Goiás, Marcelo Mariano, visitaram Hebei, uma das mais importantes províncias do país oriental. A delegação goiana viu de perto os motivos que fizeram da China a segunda maior economia do mundo.
Ao todo vão ser nove reportagens especiais que mostram os locais visitados pela equipe da TBC ao longo de três semanas de viagem ao território chinês, iniciada no dia 22 de agosto do ano passado. A primeira reportagem mostrou a chegada a Pequim, onde a equipe da emissora de TV goiana foi recepcionada por jornalistas da emissora de TV chinesa parceira da Great Wall International Communication Center (GWICC).
Em entrevista ao programa O Mundo em sua Casa, o chefe do Gabinete de Relações Internacionais do Governo de Goiás, Giordano Souza, falou sobre as parcerias firmadas entre China e Goiás. De acordo com ele, esta série de reportagens sobre a China produzida pela TV Brasil Central, e que também estará disponível no Youtube, marca a fase de cooperação da emissora goiana com a Great Wall International Corporation, que é a rede pública de comunicação da província de Hebei.
Giordano explicou que a parceria entre as empresas de comunicação de Goiás e de Hebei é resultado de um pedido do governador Ronaldo Caiado, o qual solicitou que que houvesse mais intercâmbio com a China e com a província irmã de Goiás, que é circunvizinha de Pequim.
Potência comercial
“A China é hoje a maior potência comercial do mundo e nós temos muito a aprender com ela”, destacou o presidente da Agência Brasil Central, Reginaldo Júnior. Conforme ele, a viagem ao país asiático foi uma “experiência inesquecível”, pois mostrou um país de uma economia moderna e pulsante, que convive com uma tradição cultural milenar. “Nós temos que fortalecer os laços de Goiás e Hebei, iniciados na época do governador
Maguito Vilela, e que agora seguem como prioridade na gestão do governador Ronaldo Caiado”, afirmou.
Segundo o repórter Pedro Henrique Rabelo, a viagem à China foi um momento histórico, “até pela distância”. Ele citou a infraestrutura, que surpreendeu desde o primeiro momento, com cidades populosas, mas muito organizadas, limpas e com qualidade no asfalto, nas calçadas e no trânsito, além de muitas árvores e uma culinária diferente. “No contexto geral, (foi) uma experiência pessoal inesquecível. Pelo lado profissional, foi algo muito importante, tanto para gente, quanto para a emissora, pois mostrou que a TV Brasil Central pode, sim, fazer coberturas históricas como essa”, ressaltou.
O repórter lembrou que a equipe entrou diversas vezes ao vivo da China, em programas exibidos em Goiás, mesmo com uma diferença de 11 horas no fuso horário. “Foi algo muito importante para a TBC e a gente aprendeu demais, porque trata-se de uma cultura completamente diferente”, concluiu.
Pequim e seus encantos
A primeira reportagem exibida mostrou que, na chegada à China, os integrantes da comitiva da TV Brasil Central fizeram uma série de visitas a locais turísticos de Pequim, como o Zoológico da capital chinesa, onde o urso panda é a principal atração. Eles passaram por parques frequentados pela população local, como aquele que oferece uma vista privilegiada da Cidade Imperial, patrimônio cultural da Unesco. Também conheceram o Templo do Céu, uma construção circular com 30 metros de circunferência e 38 metros de altura, erguida em agradecimento às colheitas agrícolas.