A Suécia está investindo bilhões na aquisição de quatro novas aeronaves de transporte tático. Junto com a Holanda e a Áustria, a Suécia está comprando aeronaves C-390 da fabricante brasileira Embraer. Como a Suécia está se juntando a um contrato existente, os prazos de entrega serão encurtados.
A compra foi tornada pública em conexão com a visita do Secretário de Estado do Ministro da Defesa, Peter Sandwall, à feira comercial LAAD Defence and Security no Rio de Janeiro, no Brasil, em 1º de abril.
“Novas aeronaves táticas aumentarão a capacidade de defesa da Suécia. Por meio de aquisição conjunta, receberemos a entrega mais rapidamente e a um custo menor do que adquirir a aeronave por conta própria. Esta decisão garantirá que as Forças Armadas Suecas tenham capacidade de aeronaves de transporte tático de alta qualidade”, diz o Ministro da Defesa Pål Jonson.
A Suécia se comprometeu a adquirir quatro aeronaves de transporte C-390 que ficarão baseadas na Suécia. Esta aquisição será mais acessível, com a entrega ocorrendo muito mais rapidamente por meio de aquisição conjunta com a Holanda e a Áustria, que estão comprando o mesmo tipo de aeronave.
A aquisição será implementada pela Holanda atuando como agente e representante para os outros países, com base em um acordo feito em 28 de março de 2025 entre a Holanda, Áustria e Suécia, por meio da Administração Sueca de Material de Defesa.
As negociações finais entre a Holanda e a Embraer sobre a data de entrega da aeronave estão em andamento. O acordo da Suécia com a Holanda e a Áustria garante que a nova aeronave da Suécia terá prioridade no processo de produção. A montagem final da nova aeronave ocorrerá na unidade de produção da Embraer fora de São Paulo, Brasil.
Fonte: Government