A Cúpula de Líderes do Brics será realizada no Brasil em julho do ano que vem. A informação foi adiandata e confirmada à Itatiaia por uma das fontes da coluna. O grupo foi criado em 2001 e era composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, países das iniciais que compõem a sigla. A primeira cúpula aconteceu oito anos depois, em 2009. Atualmente, fazem parte do bloco também Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.
O objetivo é promover a cooperação entre os países para o desenvolvimento de cada uma das economias. Hoje, o Brasil está na presidência do banco do Brics, também conhecido como Novo Banco do Desenvolvimento (NBD) que é uma instituição financeira que financia projetos de desenvolvimento sustentável e infraestrutura em países emergentes e membros do Brics. O NBD é comandado pela ex-presidente da República, Dilma Rousseff.
A última cúpula foi realizada em outubro do ano passado, em Kazam, na Rússia. Normalmente, a presidência rotativa é trocada a cada 12 meses após a reunião de líderes. Desta vez, o calendário foi alterado e a cúpula será antecipada em função da agenda internacional brasileira.
Além de presidir e sediar a 17ª cúpula do Brics, em 2025, o Brasil realizará a COP 30, no Pará, em novembro. Por causa da proximidade dessas duas agendas, a data do Brics foi antecipada para o primerio semestre. O dia mais provavel é 5 de julho. A informação ainda não foi oficialmente confirmada. O local também não foi definido mas, pela apuração da coluna, as cidades cotadas são Rio de janeiro e Brasília.
Fonte: Itatiaia