Com 60 autores brasileiros, uma delegação de 90 convidados e mais de 50 intelectuais, o Brasil será o país convidado de honra da 36ª edição da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo). O evento vai acontecer de 17 de abril a 2 de maio na Colômbia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura. A programação foi anunciada, nesta quinta-feira (11), durante a coletiva de imprensa oficial do evento.
O Brasil terá um espaço de 3 mil metros quadrados, onde os visitantes poderão mergulhar nas obras de autores brasileiros consagrados e emergentes, explorando a diversidade cultural e os biomas do país, com destaque para a Amazônia. O pavilhão vai oferecer uma imersão na cultura brasileira e promoverá conversas sobre narrativas e experiências afrodescendentes, em especial durante o Ciclo Afro, entre os dias 22 a 27 de abril.
Jéferson Assumção, diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli) do Ministério da Cultura (MinC), que já está no país parceiro, ressalta que a programação brasileira, sob a curadoria de Stephany Borges, tem importantes obras da literatura brasileira contemporânea e é fundamental valorizar a importância de prêmios como o Jabuti e da Associação Paulista de Críticos de Artes.
“O Brasil tem inúmeras obras que revelam uma literatura pujante, criativa, com uma diversidade de olhares para o Brasil e para o mundo. As jornadas profissionais com a presença de editores brasileiros nas rodas de negócios, a maneira como a economia do livro do Brasil e da Colômbia se organizam, pesquisas e amostras desse setor da economia e a sua potência e suas possibilidades de articulação são fundamentais para a integração Brasil e Colômbia”, disse.
Com mais de duas mil atividades culturais e profissionais programadas, a FILBo contará com a presença de cerca de 500 convidados nacionais e internacionais de 25 países. Serão 20 salas de programação cultural e uma vasta oferta editorial ocupando os 53 mil metros quadrados do recinto de feiras.
Por: Ministério da Cultura (MinC)