Como está hoje, a relação entre Eslovênia e Brasil, e quais são os planos para 2024?
Sinto-me honrada por servir em um país com o qual a Eslovênia mantém relações muito amigáveis. O Brasil é o parceiro econômico mais importante da Eslovênia na região e o intercâmbio comercial cresce anualmente. Vemos o Brasil como um mercado potencial enorme, e estamos felizes que o porto esloveno, Luka Koper, seja um centro muito importante para o Brasil.
O ano de 2023 trouxe grande aceleração à dinâmica das relações bilaterais entre os dois países. Os chanceleres se reuniram diversas vezes e os presidentes se reuniram durante o Jantar Amazônico na COP28. Ambos os presidentes partilham a paixão pela promoção da ecologia e da proteção do meio ambiente. Os países mantêm um diálogo muito intenso em organizações multilaterais, onde muitas vezes temos um ponto de vista comum.
31 anos de relações Diplomáticas
No ano passado, em dezembro, comemoramos 31 anos de estabelecimento de relações diplomáticas. O Brasil foi o primeiro país da região a reconhecer a Eslovênia depois que declaramos a independência em 1991. O Brasil também foi o primeiro país da região a abrir uma Embaixada em Ljubljana, e seguimos com a abertura da Embaixada da Eslovênia em Brasília, em 2010.
Para 2024, lutamos por uma maior aceleração das relações bilaterais. O prognóstico para a expansão das relações econômicas parece promissor e há muito interesse tanto da parte eslovena como da parte brasileira em procurar mais oportunidades nesta área. Muitas pequenas empresas com inovações revolucionárias estão buscando chegar ao mercado brasileiro com soluções inovadoras em diferentes campos de alta tecnologia.
Esperamos também um maior aumento da cooperação política. Trabalhamos em muitas opções de reuniões para os nossos mais altos representantes e esperamos que este aspecto das relações entre os países seja muito intenso.
Poderia falar sobre o Turismo na Eslovênia?
A Eslovénia é um país muito voltado para o turismo. Estamos extremamente orgulhosos de ter muitas opções, para turistas, e muitos turistas voltam para visitar mais regiões do país.
No ano passado, o número de turistas brasileiros triplicou em comparação ao ano anterior. Parece que a Eslovênia está de volta ao mapa turístico brasileiro, e os visitantes enfatizam principalmente a visita ao país como parte de uma viagem maior pela Europa.
A proteção do meio ambiente também faz parte da estratégia para promover a Eslovênia como um tipo diferente de destino turístico. Nossa visão é o turismo de qualidade verde. Temos orgulho de sermos considerados um destino boutique seguro e autêntico, que também é responsável pelo meio ambiente natural. Queremos que a Eslovênia seja vista como um país de pessoas hospitaleiras, de natureza intocada e de experiências excepcionais.
Turismo Sustentável
O nosso turismo é um compromisso com a sustentabilidade, no qual se baseia a colocação da Eslovênia como um destino seguro, verde e envolvente para autênticas experiências boutique de cinco estrelas. Estamos orgulhosos das conquistas que o turismo esloveno alcançou nos últimos anos e do fato de a Eslovénia ser hoje um exemplo de boas práticas no domínio do desenvolvimento e implementação do turismo sustentável a nível global.
O turismo na Eslovénia pode ser realizado durante todo o ano. Não consigo pensar em uma temporada em que não recomendaria uma visita. O final da primavera é minha parte favorita do ano, com cores verdes claras e flores coloridas por toda parte; é uma época perfeita e cada canto do país tem uma aparência nova.
O verão é uma época perfeita para longas caminhadas, passeios e visitas às montanhas, sem esquecer as atividades aquáticas nos inúmeros rios e lagos, bem como o mar. O outono quente é uma boa época para conhecer o país sem muitos turistas e apreciar as mudanças de cores da natureza. E, claro, o inverno com neve proporciona um ambiente romântico e as decorações de dezembro têm seu próprio encanto.
Não é fácil recomendar apenas uma época e uma atividade a realizar durante a visita à Eslovênia, por isso posso recomendar a todos os leitores que decidam as prioridades da visita e realizem um conjunto de atividades únicas para eles, e que realmente aproveitem seu tempo explorando cantos escondidos do meu lindo país.
Tradução e entrevista: Fabiana Ceyhan