O presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, realiza visita oficial ao Brasil, nesta quarta e quinta-feira, dias 6 e 7 de março.
Em novembro de 2023, os dois presidentes conversaram por telefone sobre a necessidade de acelerar a conclusão do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Em dezembro, durante a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, Lula declarou que tinha “um sonho” de que o acordo entre o bloco sul-americano e o europeu pudesse ser fechado ainda durante seu mandato.
Durante a estadia em Brasília, o presidente Sánchez terá uma reunião de trabalho com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, além do acordo Mercosul-UE, os dois mandatários tratarão do relacionamento bilateral e trocarão avaliações sobre temas relevantes da conjuntura regional e global, tais como a crise no Oriente Médio, em particular a grave situação humanitária em Gaza e as perspectivas de avanço de uma solução de dois Estados; o conflito na Ucrânia; e a reforma das instituições de governança global.
Relações bilaterais
Brasil e Espanha compartilham valores fundamentais, entre os quais a defesa da democracia, a promoção da igualdade racial, o fomento de políticas de inclusão social, bem como o compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Há expressivo volume de investimentos espanhóis no Brasil: pelo critério de controlador final, a Espanha consolidou-se como o segundo maior investidor no país, com presença nos setores energético, bancário, de telecomunicações, de seguros, entre outros. O estoque total de investimentos é estimado em US$ 59 bilhões, com fluxo anual de cerca de US$ 3,3 bilhões nos últimos anos. As informações são do Gov.br