A Reunião dos Chanceleres das principais economias do mundo será realizada no Brasil nesta quarta (21) e quinta-feira (22). Esta será a primeira cúpula ministerial do G20 sob a presidência brasileira.
O encontro presencial, que faz parte da Trilha de Sherpas, será liderado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O encontro será na Marina da Glória, Rio de Janeiro.
Conforme afirmou o ministro Vieira em entrevista ao afirmou que a reforma na governança global será o principal tema. O Brasil já manifestou seu desejo que organizações, como o Conselho de Segurança da ONU, sejam “mais justas, eficazes, representativas e democráticas”.
Porém, o chanceler brasileiro reconhece haver divergência entre os países sobre o assunto. “Nas Nações Unidas, tem país que quer, tem país que não quer, assim como na OMC. Eu sempre digo que a arma do Brasil é o multilateralismo”, disse.
Estão confirmadas as presenças do secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, do Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, entre outros.
O G20 é formado pelas 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana. Participam também representantes dos países convidados: Angola, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Nigéria, Noruega, Portugal e Singapura.